Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Keywords:

Atividade Desplugada, Educação Matemática, Habilidades do PC

Abstract

This study explores the application of the board game “Tractor Wars: The Battle against the Pests” as an unplugged activity for integrating mathematical concepts into the pillars of Computational Thinking. The main objective is to evaluate the game, which contains obvious elements of the Cartesian Plane, Cartesian Coordinate Systems and Ordered Pairs, and determine if it is possible to revisit Computational Thinking concepts through this game. The study was conducted in two classes in a countryside school in a municipality in western Paraná. The selected mathematical topics became clear during the game. Regarding the review of the skills of computational thinking, it was observed that students could easily identify the skills of pattern recognition and decomposition in different phases of the game, although there were challenges in understanding the concepts of algorithm and abstraction.

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Author Biographies

Mauro Rafael Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Guairacá (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Ana Paula Nahirne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2017). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2016). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2015). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - Esap (2013). Bacharela em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - Fag (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2016). Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2013). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED). Atualmente é bolsista CAPES e participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE). Interesses de Pesquisa: Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais.

Henio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília

Hênio Oliveira é Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal e especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio - IFRN - Campus avançado Natal Zona Leste. Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Brasília. É autor do aplicativo educacional Fera Math e atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educação a distância e tecnologias digitais.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

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Published

2024-10-01

How to Cite

Silva, M. R., Nahirne, A. P., Oliveira, H. D. F. de, & Boscarioli, C. (2024). Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 131–150. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Issue

Section

Pedagogical Experiences