Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Palabras clave:

Atividade Desplugada, Educação Matemática, Habilidades do PC

Resumen

Este estudio explora la aplicación del juego de mesa “Tractor Wars: La batalla contra las plagas” como una actividad desconectada para integrar conceptos matemáticos en los pilares del pensamiento computacional. El objetivo principal es evaluar el juego, que contiene elementos obvios del Plano Cartesiano, Sistemas de Coordenadas Cartesianas y Pares Ordenados, y determinar si es posible revisitar conceptos de Pensamiento Computacional a través de este juego. El estudio se realizó en dos clases de una escuela campesina de un municipio del oeste de Paraná. Los temas matemáticos seleccionados quedaron claros durante el juego. En cuanto a la revisión de las habilidades de pensamiento computacional, se observó que los estudiantes pudieron identificar fácilmente las habilidades de reconocimiento y descomposición de patrones en diferentes fases del juego, aunque hubo desafíos en la comprensión de los conceptos de algoritmo y abstracción.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Rafael Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Guairacá (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Ana Paula Nahirne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2017). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2016). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2015). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - Esap (2013). Bacharela em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - Fag (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2016). Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2013). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED). Atualmente é bolsista CAPES e participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE). Interesses de Pesquisa: Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais.

Henio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília

Hênio Oliveira é Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal e especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio - IFRN - Campus avançado Natal Zona Leste. Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Brasília. É autor do aplicativo educacional Fera Math e atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educação a distância e tecnologias digitais.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

Citas

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. (Tese de Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado em 23 de maio, 2024, de http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado em 23 de maio, 2024, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. (2022) Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022. Recuperado em 29 de maio, 2024, de https://abrir.link/mQ6wP.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Paraná: Nova Laranjeiras. Recuperado em 23 de maio, 2024, de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/nova-laranjeiras/panorama

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental: Matemática (5º Ano). Habilidade EF05MA14. Recuperado em 23 de maio, 2024, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental: Matemática (5º Ano). Habilidade EF05MA15. Recuperado em 23 de maio, 2024, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental: Geografia (8º Ano). Habilidade EF08GE02. Recuperado em 23 de maio, 2024, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Kaminski, M. R., Klüber, T. E., & Boscarioli, C. (2021). Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 604-633.

Vicari, R. M., Moreira, A. F., & Menezes, P. F. B. (2018). Pensamento computacional: revisão bibliográfica – Versão 02. UFRGS/MEC. Recuperado em 23 de maio, 2024, de https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197566.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Silva, M. R., Nahirne, A. P., Oliveira, H. D. F. de, & Boscarioli, C. (2024). Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 131–150. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Número

Sección

Experiencias pedagógicas