Aprendizagem Colaborativa na Educação Matemática: um relato de experiência com funções quadráticas
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029Palavras-chave:
Ensino colaborativo. Educação de Qualidade. Função do 2° grau.Resumo
Este relato investiga a influência, das práticas colaborativas na Educação Matemática, no acesso dos alunos a uma educação de qualidade, enfatizando a promoção da equidade e os princípios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU). No campo da educação matemática este movimento é vital para estabelecer um ambiente de aprendizado que incentive a criatividade e prepare os alunos para enfrentar as complexas exigências do futuro. Neste sentido, descreve-se uma experiência em sala de aula ministrada por uma professora de matemática no 1º ano do Ensino Médio. A metodologia empregada nessa experiência foi o trabalho em grupo colaborativo, que visou aprimorar habilidades relacionadas às funções quadráticas, incluindo a análise de vértices por meio da representação gráfica. Tal abordagem fomenta a colaboração, a troca de conhecimentos e a construção coletiva do aprendizado. Durante a atividade, observou-se o engajamento positivo dos alunos, indicando viabilidade desta estratégia pedagógica para implementação contínua. Ressalta-se que o ensino colaborativo entre pares pode fortalecer habilidades socioemocionais e contribuir para elevar a proficiência matemática dos estudantes em longo prazo.
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