Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12635

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Materiais Didáticos.

Resumo

Os Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais (ENCONAM) reuniram, por duas décadas, docentes que buscavam aperfeiçoar o ensino a partir da integração entre conceitos matemáticos e da prática profissional. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa documental buscando analisar os materiais didáticos produzidos no movimento dos ENCONAM. O acesso às fontes se deu na Hemeroteca Digital e em acervos de escolas que sediaram os eventos e de professores que participaram de sua organização. A análise dos fascículos aconteceu em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Ao final, compreendemos que o movimento iniciado no ENCONAM não buscou reduzir a matemática à instrumentalidade, mas operar sob o tripé trabalho, ciência e cultura. Apesar disso, verificamos que as questões ainda apresentavam fragilidades no que tange a integração entre formação básica e formação geral – o que se configura um desafio para os professores da Educação Profissional até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andalécio, A. M. L., & Marteleto, R. M. (2012). Transdisciplinaridade e informação: discurso e prática na universidade. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, PB. Recuperado de http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/view/3130

Brasil (2000). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Brasil (2006). Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Brasil (2012). Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica.

CCP-ENCONAM. Fascículo II – Exponenciais e Logaritmos. Curitiba: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, 1984.

CCP-ENCONAM. Fascículo I – Funções. Curitiba: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, 1984.

Fazenda, I. C. A. (2001). Didática e Interdisciplinaridade. 6. ed. São Paulo: Papirus.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Freitas, I. A. F. & Sá, L. C. (2020) Os bastidores de práticas interdisciplinares da educação profissional técnica de nível médio: o que dizem os professores que ensinam matemática? Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, 13 (1), 333-348.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas.

Kachel, G. L. S. (2018). Construção e transformações do currículo de matemática do curso técnico em Estradas do Ifes (1960–1990). Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo.

Pinto, A. H. (2015). Educação Matemática e Educação Profissional: elos de uma histórica relação. 1 ed. Curitiba: Editora Appris.

Pinto, A. H.; Santos, M. G. (2011). A Matemática nas Escolas Técnicas Federais: um Acessório Seguro e Importante no Trabalho. In: Seminário Nacional de História da Matemática, IX. Anais do IX SNHM, Aracaju, SE. Retirado de http://www.each.usp.br/ixsnhm/Anaisixsnhm/Comunicacoes/1_Pinto_A_H_Matem%C3%A1tica_nas_Escolas_T%C3%A9cnicas_Federais.pdf

Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Campinas: Autores associados.

Thiesen, J. D. S. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, 13(39), 545-554.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Maciel, A. R. B., & Sá, L. C. e. (2020). Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 114–133. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12635

Edição

Seção

Iniciação científica