Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 37 (2021): Dossiê - Relações étnico-raciais: branquitude e os efeitos de sentido
v. 15 n. 37 (2021): Dossiê - Relações étnico-raciais: branquitude e os efeitos de sentido
Publicado:
28.07.2021
EDITORIAL
Expediente
Revista Raído
PDF
Apresentação
Relações étnico-raciais
branquitude e os efeitos
Dejair Dionísio
9-10
Apresentação
Dejair Dionísio
9-10
Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido
A escrita e a humanização do sujeito negro: afrocentricidade em la diosa y la noche: La novela de Rosa Luna, de Jorge Chagas
Diego Bonatti
3-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13642
Acontecimentos discursivos dos corpos negros asfixiado e esculpido: irrupção de saberes dominados nas mídias
Claudemir Sousa
20-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13298
Antonio Olinto: pele branca, alma da África
José Ricardo da Costa
36-50
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14545
A trajetória emancipatória do cabelo crespo: racismo, “boa aparência”, transição capilar e a afirmação da identidade negra
Josimeire Ferreira de Aguiar, Candida Soares da Costa
51-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14640
Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais
Deivison Moacir Cezar de Campos, Tiago Soares Marques
69-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420
Bumba meu boi do Maranhão e o discurso religisoso: o boi não é só festa, meu povo.
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Leila Silvana Pontes
82-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14664
Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidade
Rafael Lucas Santos Silva
110-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14488
Matrizes das relações étnico-raciais brasileiras
Fabrizzia Christiane dos Santos, Sérgio Pereira dos Santos
124-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14589
Negro, criança, cabelo de mola: aqui você não entra!(?)
Erika de Sousa Mendonça, Suely Emilia de Barros Santos, Tarcia Regina da Silva
146-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14641
Mourão e Camargo: uma análise discursiva do racismo no governo Bolsonaro
Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Maria do Carmo Gomes Pereira Cavalcanti
163-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13817
Narrando e refletindo: notas sobre o projeto pet/pedagogia/relações raciais e educação da Universidade Federal do Amapá
Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster
180-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13603
O índice afetivo de Arthur Less
Ruan Nunes Silva
195-211
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13974
O sul da minha vida: angolanidade, raça e identidade em o planalto e a estepe, de pepetela
Renata Cristine Gomes de Souza
212-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13397
Paulo Lins: o negro que conseguiu romper os códigos, as tradições que asseguram o campo literário
Eliane Aparecida Dutra
221-236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14628
“Que cor esse/a personagem tem?”: fabulações sobre cotidianos racializados
Leonardo Régis de Paula, Luis Artur Costa, Luciana Rodrigues
94-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14467
Relações raciais: por um pensar crítico sobre a branquitude
Maria Auxiliadora Almeida Arruda
237-254
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14392
“Seus corpos vão falar de suas identidades”: discursos de profissionais da educação infantil face às relações étnico-raciais
Gisele Romildes Maçaneiro, Cyntia Bailer
255-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14662
Virgílio Várzea: africanos, afrodescendentes e navios negreiros
Gustavo Krieger Vazquez
267-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14315
Artigos Científicos - Temática livre
Critical perspectives in English for academic purposes: experiences in the language without borders program
Cristiane Carvalho de Paula Brito, Jéssica Sousa Borges, Lucas Figueiredo Martins
316-334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14547
Translinguagem e pandemia: discutindo processos de construção de sentido
Maria Inez Probst Lucena, Cláudia Hilsdorf Rocha, Ruberval Franco Maciel
351-365
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13962
A tradução interlingual e intermodal em um excerto de Maus, de Art Spiegelman
Márcia Tavares Chico, Roberta Rego Rodrigues
281-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12844
Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuais
Ana Elisa Jacob, Luzia Bueno
335-350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12849
As negações do narrador em A hora da estrela e em sua tradução para a língua inglesa: (possíveis) interfaces entre a linguística sistêmico-funcional e a psicanálise
Lissa Russano Trench, Adail Sebastião Rodrigues-Júnior
300-315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12837
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Revista preservada em:
indexadores