Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420Palavras-chave:
branquitude, branquidade, racismo, educação das relações étnico-raciais, colonialidade.Resumo
O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica de teses sobre branquitude no ensino produzidas no Brasil nesta década, buscando analisar as abordagens e os diálogos possíveis entre elas. A pesquisa mostra como tem sido pensada a branquitude brasileira e quais as perspectivas para uma educação mais igualitária. Para o tensionamento teórico, foram utilizados os conceitos de branquitude (SCHUCMAN, 2012), racial literacy (TWINE, 2006) e colonialidade (QUIJANO, 2009). Foram analisadas cinco teses de doutorado, a partir de um estudo documental, utilizando como categorias objetivos, metodologia e aportes teóricos de cada autor. Os resultados mostram que o conceito de branquitude é proposto de maneira distinta entre os pesquisadores, sendo que alguns realizam uma diferenciação do conceito de branquidade. De modo geral, todos entendem que é possível os sujeitos brancos se tornarem críticos e conscientes de sua condição racial e apontam para a (re)educação como o meio mais eficaz para a compreensão da realidade e da possibilidade de combate às desigualdades.
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