Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12849

Palavras-chave:

Debate eleitoral. Sequência didática. Projeto de letramento. Engenharia didática. Dupla implementação

Resumo

Neste artigo serão expostos os resultados de análise de duas sequências didáticas do gênero textual debate eleitoral no que corresponde às dimensões do gênero de fato contempladas, aos tipos de atividades desenvolvidas, bem como aos gestos didáticos empenhados, com a intenção de contribuir com as reflexões acerca da construção de estratégias, astúcias e atividades didáticas (DOLZ, 2020) mais eficazes para o ensino do gênero em questão. Respalda-nos teórico-metodologicamente o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007, 2008, 2009, BRONCKART; BULEA-BRONCKART, 2017), a Didática das Línguas genebrina (DOLZ; SCHNEUWLY, 2010; DOLZ, 2016) e os Letramentos Sociais (STREET, 2014). As análises evidenciaram que a dupla implementação possibilitou o desenvolvimento do dispositivo didático quanto à contemplação das dimensões constitutivas do gênero; à elaboração e oferta de atividades e estratégias didáticas mais diversificadas e eficazes para a apropriação dos saberes pretendidos; à mobilização consciente e propositada dos gestos didáticos, e do agir docente.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Jacob, Universidade São Francisco

Graduada em Letras pela Universidade São Francisco. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade São Francisco.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação da Universidade São Francisco. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

28.07.2021

Como Citar

Jacob, A. E., & Bueno, L. (2021). Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuais. Raído, 15(37), 335–350. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12849