Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.12849Palavras-chave:
Debate eleitoral. Sequência didática. Projeto de letramento. Engenharia didática. Dupla implementaçãoResumo
Neste artigo serão expostos os resultados de análise de duas sequências didáticas do gênero textual debate eleitoral no que corresponde às dimensões do gênero de fato contempladas, aos tipos de atividades desenvolvidas, bem como aos gestos didáticos empenhados, com a intenção de contribuir com as reflexões acerca da construção de estratégias, astúcias e atividades didáticas (DOLZ, 2020) mais eficazes para o ensino do gênero em questão. Respalda-nos teórico-metodologicamente o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007, 2008, 2009, BRONCKART; BULEA-BRONCKART, 2017), a Didática das Línguas genebrina (DOLZ; SCHNEUWLY, 2010; DOLZ, 2016) e os Letramentos Sociais (STREET, 2014). As análises evidenciaram que a dupla implementação possibilitou o desenvolvimento do dispositivo didático quanto à contemplação das dimensões constitutivas do gênero; à elaboração e oferta de atividades e estratégias didáticas mais diversificadas e eficazes para a apropriação dos saberes pretendidos; à mobilização consciente e propositada dos gestos didáticos, e do agir docente.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2015
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. Ed. São Paulo: Educ, 2007
BRONCKART, J-P. O Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Malu Matêncio. Campinas: Mercado de Letras. 2008
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem: discurso e desenvolvimento humano. Tradução Anna Rachel Machado e Malu Matêncio. Campinas: Mercado de Letras. 2009.
BRONCKART, J-P; BULEA-BRONCKART, E. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Tradução Eliane Lousada, Luzia Bueno e Ana Maria de Mattos Guimarães. Campinas: Mercado de Letras. 2017
BONNAL, K.; GARCIA-DEBANC, C.. Une ingénierie didactique sur l’accord sujet-verbe pour observer l’orthographe telle qu’elle s'enseigne en fin d'école primaire en France. La Lettre de l'AIRDF, Genève, v. 62, 2017. p. 33-38
BUCHETON. D.; DEZUTTER, O. (Èds.). Le développement des gestes professionnels dans l’enseignement du français: un défi pour la recherche et la formation. Bruxelas: De Boeck, 2008.
COPPOLA, A.; DOLZ, J. Ensinar o debate regrado sobre as (des) igualdades entre os sexos no primário: evolução da distribuição da fala entre os (as) participantes. Revista Linha D’Água (On Line), v. 33, n. 2, p. 19-38, 2020.
CORDEIRO, G. S; RONVEAUX, C. et al.. Recueil et traitement des données. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.) Des objets enseignés en classe de français. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2009, p. 83-100
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. Revista Delta. v. 32, n.1, p. 237-260, 2016
DOLZ, J.. Ensinar a língua portuguesa: da sequência didática ao(s) itinerário(s) de ensino. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, 4, Porto Alegre, 2019.
DOLZ, J. Gêneros textuais orais: inovações para o ensino na educação básica. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8b6qcHC2hIs&t=71s>. Acesso em 20 out. 2020
DOLZ, J.; LIMA, G.; ZANI, J. B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Revista Textura. v. 22, n. 52, p. 1-20, 2020
DOLZ, J. NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas. Mercado de letras. 2010. p. 81-108
DOLZ, J., SCHNEUWLY, B. THEVENAZ-CHRISTEN, T. L’articulation vigotskienne entre objet enseigné et outil médiateur comme fondement de la didactique. In: BROSSARD, M., FIJALKOW. Vygotski et les recherches en éducation et en didactiques. Bordeaux. Pessac: Presses universitaires de Bordeaux, 2008. p. 143-156
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas. Mercado de letras. 2010
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; DE PIETRO, J-F. A exposição oral. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas. Mercado de Letras. 2010. p. 183-212
XXXX; XXXX. Dévoiler un processus d’enseignement-apprentissage: la comprehension de la ZPD et les possibilités d’action des enseignants et des apprentis. In: SÉMINAIRE VYGOTSKY, 7, Genève, 2018.
XXXX; XXXX. O modelo didático do gênero debate eleitoral – no prelo
XXXXXXX; XXXXX. As nuances do gênero debate eleitoral: implicações para o ensino-aprendizado. In: PEREYRA, V.; GOICOECHEA, M. V.; RIESTRA, D.; PAZ, C. L. (Orgs.). Sextas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Río Negro - Argentina. Congresos y Jornadas. 2020. p. 67 – 79
XXXX; XXXX; XXXX. O ensino do gênero debate regrado: por práticas escolares democráticas e críticas. Revista Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 61-80. 2018.
MARQUES, I. B. A. S. Formação de professores de língua portuguesa: projetos de letramento, agência e empoderamento. In: KLEIMAN, A. B; ASSIS, J. A. (Orgs). Significados e Ressignificações do Letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas. Mercado de Letras. 2016. p. 111-142
MESSIAS, C; DOLZ, J. As noções de gestos e de agir didático para a formação de professores de línguas: interfaces do trabalho docente. Caderno CENPEC, v.5, n.1, p.44-67, 2015.
SCHNEUWLY, B. Palavras e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas. Mercado de Letras. 2010, p. 109-124
SILVA, C. M. O agir didático do professor de língua portuguesa e sua reconfiguração em textos de autoconfrontação. 2013. 384 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial. 2014
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes. São Paulo. 2001
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.