Narrando e refletindo: notas sobre o projeto pet/pedagogia/relações raciais e educação da Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.13603Palavras-chave:
Educação, Pet/Pedagogia, Relações raciais, Memórias e experiências, UNIFAP.Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer reflexões, notas de memórias e experiências sobre o processo de inclusão da temática racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trata-se de um estudo qualitativo reflexivo a partir dos estudos de Melucci (2005), Minayo (2008), dentre outros. Os resultados apontam que as atividades relativas às diversas fases do projeto contribuíram para que a UNIFAP ampliassem seu foco de atividades, com a inclusão de forma mais geral das discussões sobre a temática das relações raciais, o que, evidentemente, vem acontecendo, através da instituição de políticas afirmativas na graduação e na pós-graduação, todas instituídas por lei, mas que careciam de sustentação teórica e de uma preparação mais ampla da comunidade universitária para sua efetiva implementação. O projeto foi uma oportunidade ímpar na sistematização de estudos sobre o racismo no mundo e no Brasil, ao mesmo tempo que estimulou os acadêmicos bolsistas a mergulharem nas suas próprias memórias raciais, percebendo como elas traduzem as teorias racistas dominantes, as sutilezas de um racismo disfarçado e as formas através das quais se foi aprendendo a ser racista, nas entrelinhas dos discursos, das atitudes e das situações vividas, ouvidas e relatadas.
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