Livros didáticos como fonte de pesquisa: um mapeamento da produção acadêmica em História da Educação

Auteurs

  • Kênia Hilda Moreira [UFGD]

Mots-clés :

Livro didático. Mapeamento de pesquisas. História da educação.

Résumé

O presente artigo apresenta um mapeamento de livros, artigos, periódicos e comunicações em congressos acadêmicos que tiveram como fonte de pesquisa o livro didático. Objetivamos apresentar um panorama deste campo de pesquisa no Brasil, destacando, principalmente, a periodização e as temáticas investigadas em torno do livro didático. Nessa perspectiva, apresentamos um balanço geral das produções localizadas entre a década de 1950 até 2010, e paralelamente, especificamos os trabalhos produzidos na área de história da educação. Trata-se de uma temática atual na história da educação que ganhou maior visibilidade a partir da década de 1980. Mais da metade da produção localizada concentra-se no século XXI. Parte significativa dos trabalhos destina-se a investigar os livros didáticos da disciplina de história e de português. Outro tema em destaque se refere ao uso do livro didático para a formação de professores. Porém, as investigações mais recentes, apresentam temas novos como a produção e circulação do livro didático e o livro didático como fonte para a história da educação, o que nos permite evidenciar a importância da temática para a historiografia educacional brasileira.

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Publiée

2012-02-05

Comment citer

MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos como fonte de pesquisa: um mapeamento da produção acadêmica em História da Educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.129–142, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1562. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê