Corpo, formação humana e sociedade no contexto da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16480

Palavras-chave:

Formação humana, Corpo, Sociedade

Resumo

O objetivo do presente artigo foi de verificar se a relação corpo e formação humana se encontra presente no contexto da sociedade contemporânea como tema investigativo na produção do conhecimento atual. A proposta desse estudo é decorrente dos diálogos estabelecidos entre os grupos de pesquisa Laboratório de Estudos Corporais – LEC/Unespar e Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem Corporal e Diversidade – GEPL/UFGD, cujas inquietações balizaram a proposição do curso de extensão Corpo, Formação Humana e Sociedade que teve como objetivo promover diálogos e reflexões interinstitucionais acerca das diferentes concepções de corpo e seus desdobramentos nas práticas corporais contemporâneas. Para a realização da pesquisa, propõe-se um levantamento das produções da pós-graduação brasileira que abordassem os temas: corpo, formação humana e sociedade. Como metodologia, adotou-se o estado do conhecimento conforme procedimentos indicados por Marilia Costa Morosin. Por meio do levantamento realizado, pode-se verificar que a Pós-graduação brasileira tem produzido estudos com a temática corpo, formação humana e sociedade evidenciando o crescimento expressivo no período entre os anos de 2001 e 2010. Esses resultados nos possibilitam entender que “corpo e formação humana” é uma temática que demanda discussões, reflexões e estudos para a construção de um conhecimento basilar na formação dos sujeitos no contexto da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná

Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Jacqueline da Silva Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

É professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados/FAED.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Brasília, DF: CAPES; MEC, [202-?]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml. Acesso em: 10 abr. 2021.

DALBOSCO, Claudio Almir; MÜHL, Edson Henrique; FLICKINGER, Hans-Georg. Formação Humana (Bildung): Despedida ou renascimento. São Paulo: Cortez, 2019.

GOERGEN, Pedro. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, 1998. DOI: 10.1590/S0101-73301998000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mnKFZpVw6hrfb3Jpd3kvR3H/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2021.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Portugal: edições 70, 2017.

MINAS GERAIS. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Fundação João Pinheiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolvimento humano nas macrorregiões brasileiras: 2016. Brasília: PNUD; IPE; FJP, 2016. 55 p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/20160331_livro-idhm.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.

RADAR IDHM: evolução do IDHM e de seus índices componentes no período de 2012 a 2017. Brasília, DF: IPEA; PNUD; FJP, 2019.

SEVECENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

NUNES, Meire Aparecida Lóde; NUNES, Jacqueline da Silva. Corpo, formação humana e sociedade no contexto da pós-graduação brasileira. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.2, p. e021025, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.2.16480. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16480. Acesso em: 25 dez. 2024.