A efetividade do Fundeb

Um estudo exploratório na rede de educação do estado da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16502

Palavras-chave:

Fundeb, Financiamento da educação básica, Direito à educação

Resumo

Em 2020, chega ao fim a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), completando um ciclo de quase um quarto de século de política de financiamento da educação com base em fundos estaduais, englobando estados e seus municípios, além de uma complementação da União. Este artigo investiga a efetividade do Fundeb na rede educacional do estado da Paraíba (2007-2019) em relação à sua capacidade de apresentar resultados condizentes com o seu objetivo de atender às necessidades da manutenção e do desenvolvimento do ensino básico, em harmonia com a perspectiva do atendimento do direito à educação assegurado na Constituição Federal. O estudo fundamenta-se numa pesquisa qualitativa embasada numa proposta metodológica que empreendeu uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma coleta de dados financeiros e educacionais. Empregou-se como referencial teórico para fundamentar a pesquisa autores que abordam a temática em tela, como Amaral (2012), Lima (2006), Martins (2011), Pinto (2015; 2018) e Sousa Júnior (2006). Constatou-se na pesquisa que, apesar de o Fundeb ter garantido um fluxo regular, automático e crescente de recursos financeiros para a rede estadual de educação paraibana, os indicadores de eficiência e rendimento educacional apresentaram avanços e melhorias limitadas, bem como não ocorreu uma efetividade em estimular a ampliação da oferta da educação básica na rede estadual paraibana de modo a atender o direito à educação de todos os cidadãos.

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Biografia do Autor

Luiz de Sousa Junior, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sérgio Andrade de Moura, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

JUNIOR, Luiz de Sousa; LIMA, Damião de; MOURA, Sérgio Andrade de. A efetividade do Fundeb: Um estudo exploratório na rede de educação do estado da Paraíba. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021015, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16502. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16502. Acesso em: 25 dez. 2024.