Reprovação induz evasão? Aspectos da trajetória acadêmica no curso de Matemática-Licenciatura em uma instituição federal de Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14171Palavras-chave:
Evasão. Reprovação, Educação Superior, Política educacionalResumo
O objetivo é analisar aspectos relacionados à trajetória acadêmica no contexto do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com vistas a verificar se e como os processos de reprovação e evasão se articulam. A pesquisa é exploratória e de caráter quanti-qualitativo, recorrendo-se a dados de trajetória acadêmica fornecidos pela instituição, referentes aos alunos ingressantes por Processo Seletivo Vestibular entre os anos de 2006 e 2009. Procurou-se responder a seguinte questão norteadora: há relação entre reprovação e evasão no curso de Matemática-Licenciatura da UFGD? Os resultados indicam que há tendência de ampliação da permanência prolongada com o passar dos anos, acompanhada de dados expressivos de evasão (em torno de 70%). As reprovações em disciplinas específicas do curso se mostraram significativas, o que contribuiu para inferir que correspondem a um fator determinante para a evasão, sobretudo por observar que os maiores percentuais deste fenômeno ocorreram no primeiro ano do curso. Ainda, reprovações sucessivas também contribuíram para a evasão de estudantes em permanência prolongada. Nesse contexto, indica-se pela realização de novas pesquisas de caráter longitudinal e qualitativo.
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