A prática como componente curricular: o que isso significa na prática?

Autores

  • Giselle Cristina Martins Real

Palavras-chave:

Educational politics. Teacher training. Curriculum.

Resumo

O texto apresenta reflexões a partir da relação entre teoria e prática, traduzida na experiência na construção de currículos voltados para a formação de professores. Busca-se responder ao problema: o que significa a prática como componente curricular apresentada nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, explicitada sob a forma de norma jurídico-legal? Foram adotados: pesquisa documental e estudos bibliográficos, tendo como referencial teórico-metodológico o policy cycle. Pode-se observar que a regulação da educação superior, traduzida nos processos avaliativos para fins de autorização e de reconhecimento de cursos, contribuiu para a implementação da reforma na formação de professores, que, entre outros fatores, estabeleceu a prática como componente curricular obrigatório. Esse processo engendrou concepções distintas na construção dos currículos, gerando dúvidas aos gestores educacionais. A prática, conforme prevista no arcabouço normativo, indica sua diluição, ao longo do curso, entre as disciplinas de caráter propositivo, estabelecendo uma relação dialética entre teoria e prática. Conclui-se que a resposta buscada pelos gestores educacionais vai ser encontrada na interação entre instituições formadoras e instituições de educação básica, de forma a construir de fato uma marca para cada instituição, prescrita em cada projeto pedagógico.

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Como Citar

REAL, Giselle Cristina Martins. A prática como componente curricular: o que isso significa na prática?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.48–62, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2147. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê