Professores eventuais e a construção da profissionalidade docente: a “caixa preta” da educação nas escolas públicas do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12762

Palavras-chave:

Professores Eventuais. Precarização do Trabalho Docente. Profissionalidade.

Resumo

A literatura especializada sobre os professores apontou para a precarização e a intensificação do trabalho docente, o que implica tanto no aumento das exigências e diversificação de suas atividades quanto na vulnerabilidade das condições em que atuam. O exercício que aqui fizemos foi o de retomar alguns aspectos levantados em nossas pesquisas no campo educacional. As questões que nos movimenta pertencem à díade docência e profissionalidade que foram (e são) visivelmente desconsideradas nestes regimes de contratação temporária de professores. Constatamos que há quase três décadas o governo do Estado de São Paulo tem se utilizado de um aparato jurídico que precariza e flexibiliza as formas de contratação em seus sistemas públicos de ensino, instituindo dessa forma práticas ilegítimas de se exercer a profissão, não só desqualificando como também subcategorizando a categoria, como no caso dos eventuais.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

ARANHA, Wellington Luiz Alves; PORFÍRIO, Luciana Cristina. Professores eventuais e a construção da profissionalidade docente: a “caixa preta” da educação nas escolas públicas do interior paulista. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 86–98, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12762. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12762. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”