Professores eventuais e a construção da profissionalidade docente: a “caixa preta” da educação nas escolas públicas do interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12762Palavras-chave:
Professores Eventuais. Precarização do Trabalho Docente. Profissionalidade.Resumo
A literatura especializada sobre os professores apontou para a precarização e a intensificação do trabalho docente, o que implica tanto no aumento das exigências e diversificação de suas atividades quanto na vulnerabilidade das condições em que atuam. O exercício que aqui fizemos foi o de retomar alguns aspectos levantados em nossas pesquisas no campo educacional. As questões que nos movimenta pertencem à díade docência e profissionalidade que foram (e são) visivelmente desconsideradas nestes regimes de contratação temporária de professores. Constatamos que há quase três décadas o governo do Estado de São Paulo tem se utilizado de um aparato jurídico que precariza e flexibiliza as formas de contratação em seus sistemas públicos de ensino, instituindo dessa forma práticas ilegítimas de se exercer a profissão, não só desqualificando como também subcategorizando a categoria, como no caso dos eventuais.
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