Profissionalidade docente: sentidos e significados de um grupo de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12759

Palavras-chave:

Profissionalidade Docente. Pesquisa Narrativa. Experiências de professoras alfabetizadoras.

Resumo

Este artigo traz resultado de pesquisa que aborda uma discussão referente a profissionalidade docente de um grupo de professoras alfabetizadoras que atuam na Rede Municipal de Várzea Grande /MT, com objetivo de compreender, a partir das narrativas, como as professoras alfabetizadoras (re)significam suas experiências no processo de constituição da profissionalidade docente. Para Roldão (2005 e 2008), a profissionalidade é resultado de vários atributos, que são constituídos no contexto social, possibilitando distinguir as profissões e sua relevância, sendo um processo progressivo de construção profissional que segue ao longo da carreira docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda os pressupostos teóricos da pesquisa narrativade Clandinine Connelly. O contexto é uma escola da rede municipal, com a colaboração de quatro professoras alfabetizadoras. As narrativas revelam: a complexidade do trabalho das alfabetizadoras; como as relações com o contexto escolar influenciam na profissionalidade ao longo da sua profissão e como o tempo de experiência em sala de aula possibilita ressignificar as práticas pedagógicas, com análise própria referente aos programas educacionais implantados, no contexto escolar, construindo uma ação flexível ao planejamento e ampliando a sua autonomia.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SILVA, Rosilene Paula da; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Profissionalidade docente: sentidos e significados de um grupo de professoras alfabetizadoras. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 72–85, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12759. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12759. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”