Português como L2: o ensino da disciplina no curso de Letras Libras da UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6473Palabras clave:
Letras. Português como L2. Educação de Surdos.Resumen
Este trabalho é um relato da experiência vivenciada no ensino da disciplina “A Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos”, ministrada no ano de 2017, no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais, com uma turma de alunos surdos e ouvintes. Foi possível perceber que, ainda que a disciplina tenha sido ministrada para estudantes universitários, a Língua Portuguesa para surdos ainda deve ser trabalhada nesse nível de ensino, tendo-se a preocupação de letramento. Nesse sentido, foi possível notar que o ensino do Português para surdos, no curso, não deve se limitar a atividades de reflexão sobre abordagens e fundamentos teóricos e metodológicos de ensino de segunda língua para surdos, mas principalmente com normas e regras gramaticas, priorizando atividades de leitura, produção e interpretação de textos.Descargas
Citas
FERREIRA-BRITO, L.. Por uma gramática de línguas de sinais. Tempo Brasileiro. UFRJ. Rio de Janeiro, 1995.
LACERDA, C. B. F. de e LODI, A. C. B.. Ensino-aprendizagem do português como segunda língua: um desafio a ser enfrentado. In: Lacerda, CBF e Lodi, A C B (orgs.) Uma escola Duas Línguas: Escola Inclusiva Bilíngüe. Porto Alegre: Editora Mediação. 2009.
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 2000,
ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 4. ed. New York: The Free Press, 1995.
SALLES, H. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília : MEC, SEESP, 2004. 2 v.
SANTANA, A. P. e BERGAMO, A.. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 565-582, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a13v2691.pdf. Acessado em Maio 2017.
SATO, M.; SANTOS, J. E. dos. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. p. 253-283. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (orgs.). Educação Ambiental e Cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.