Palavras Vindas do Inglês com Sufixação em –ar: um estudo de casos no universo gamers
Keywords:
Historiografia, Língua Portuguesa, Sufixação em –ar, EstrangeirismoAbstract
Este artigo apresenta um estudo sobre palavras originadas do inglês que, ao receberem a sufixação "-ar", transformam-se em novos verbos no português, com base no universo dos gamers. Para realizar a pesquisa, foram feitas observações, levantamento e análise dos dados obtidos na plataforma de streaming de jogos Twitch. O estudo envolveu três tipos de observações: aceitabilidade, gramaticalidade e produtividade. Na construção do corpus da pesquisa, coletamos dados por meio de observações online em chats e da escuta de áudios durante jogos como League of Legends, Valorant (FPS - First Person Shooter) e Call of Duty: Warzone. Os verbos do corpus foram tabulados e descritos de seu respectivo significado, a partir dos dicionários Cambridge Word Routes (2007) e Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (2010). Por fim, os resultados foram descritos e analisados com o intuito de explorar respostas e conclusões para o tema investigado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
