Sequence of Training Activities as a Device for Initial Teacher Training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Keywords:

Internship, Sequence of Formative Activities, Teacher training, Applied Linguistics

Abstract

During initial teacher training, the Literature student builds his/her training repertoire
based on theoretical and practical knowledge necessary for his/her actions in the classroom. As teaching objects, in the training context, this knowledge is taught, with the use of devices. In this article, we present the Sequence of Training Activities device, evaluated and validated in experiments in the Literature degree course, during an academic semester, at a federal public university in the state of Ceará. Our general objective is to present theoretical foundations and practical contributions of the Sequence of Training Activities device, for initial teacher training.

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Author Biographies

Eulália Vera Lucia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística, o MINTER/UFC/UFMA e o Mestrado Profissional em Letras/UFC.Foi membro do Conselho gestor do PROFLETRAS, representando a região Nordeste. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares e em 2018 para a construção do Documento Curricular de Referência do Ceará. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. Membro do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, na Anpoll. Coordenadora da Comissão Linguística Aplicada da Abralin. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa.Coordenou o Projeto Residência Pedagógica/Língua portuguesa da UFC. Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Grupo de pesquisa em rede internacional HISTEL e do ALTER .

TEACHER, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Letras (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolveu estágio de doutoramento - PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. Atualmente, é professora na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde leciona desde 2016, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão relacionados ao trabalho do professor dentro e fora de sala de aula. E uma das coordenadoras de área do Programa Residência Pedagógica (Unilab-CE). (Texto informado pelo autor)

 

 

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Published

2024-12-15

How to Cite

Leurquin, E. V. L. F., & Peixoto, C. M. M. (2024). Sequence of Training Activities as a Device for Initial Teacher Training. Raído, 18(46), 104–120. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Issue

Section

Interventive research focused on language teaching