Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 19 n. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária
v. 19 n. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária
Publicado:
13.12.2025
Apresentação
Apresentação
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
8-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20976
Eixo 1
O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio
Pollyanne Bicalho Ribeiro, Joaquim Junior da Silva Castro, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
13-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246
A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo
Renata Palumbo, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Anderson Carnin
32-52
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307
Representações de universitários sobre leitura e produção de textos acadêmicos
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Adair Vieira Gonçalves
53-73
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20312
Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades
Juliana Alves Assis, Fabiana Komesu, Ada Magaly Matias Brasileiro
74-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462
Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação
Emerson de Pietri
94-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463
O papel da escrita acadêmica na formação de professores de português como língua não materna
Patricia Hilda Franzoni , Germán Correa, María José Silva Leite
114-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20466
Eixo 2
Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Raquel Salek Fiad
131-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308
Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita
Pedro Augusto Pereira Brito, Cristiane Carneiro Capristano
152-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319
Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica
Karina Menegaldo
173-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331
Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso
Ludmila Thomé de Andrade
195-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341
Eixo 3
Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior
Paula Ávila Nunes, Roberlei Alves Bertucci
214-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263
O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos
Petrilson Pinheiro, Débora Arruda, Edson Pinheiro
239-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310
Debates assincronos em linha para ensinar pensamento crítico a estudantes de psicologia
Jean-Marc Meunier
257-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20320
Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar
Sílvia Araújo, Micaela Aguiar
278-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339
Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros
Adriana Fisher, Arnalda Dobric, Thais de Souza Schlichting, Camila Grimes
296-315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464
Entrevistas
Escrita, ação e autonomia na linguística e na história: um diálogo interdisciplinar sobre os usos sociais da escrita
Cristian Imbruniz
316-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20321
Agradecimento
Agradecimento
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Nísia Floresta: uma voz oculta na literatura brasileira
1337
Os desafios da escrita feminina na história das mulheres
976
Estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB
814
Aspectos morfológicos da Libras: reflexões necessárias sobre o processo de formação de sinais
748
O Amor Cortês – suas origens e significados
665
Revista preservada em:
indexadores