O Plano de Aula: um instrumento mediador da formação docente inicial em Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17172Palavras-chave:
Plano de aula; Formação inicial de professores; Instrumento de mediação; Língua inglesa.Resumo
Tendo em vista o uso recorrente do plano de aula como instrumento formativo na educação inicial de professores, este trabalho visa a investigar como este recurso didático-pedagógico tem sido utilizado na formação de professores de Língua Inglesa em dois cursos de Letras (Inglês e Português/Inglês) de duas universidades públicas do estado do Paraná, Brasil. O estudo teve como objetivo suscitar discussão e reflexão sobre o papel do plano de aula como instrumento mediador no desenvolvimento docente. Os dados de pesquisa contemplaram dois modelos de plano de aula utilizados em momentos diferentes nos cursos de formação supracitados. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo é de natureza interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). Para as análises, ancoramos nosso trabalho nas dimensões de planejamento de sequências didáticas (SD) propostas por Lanferdini (2019) em sua tese de doutorado, desenvolvidas a partir de estudos sobre o trabalho do professor realizados por
Machado (2007; 2009). Os resultados alcançados apontaram para a importância da tomada de consciência sobre a sistematização de uma aula e seus elementos constitutivos por meio do plano de aula como instrumento mediador da formação docente inicial, bem como das reflexões sobre o processo de planejamento como elemento fundamental de antecipação do agir docente necessário a um maior entendimento sobre as ações de ensino.
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