v. 14 n. 36 (2020)

					Visualizar v. 14 n. 36 (2020)
Publicado: 10.12.2020

Apresentação

  • 30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada

    Paula Tatianne Carréra Szundy, Thayse Figueira Guimarães
    9-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13240

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada

  • 30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil

    Rogério Casanovas Tílio
    17-36
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12195
  • Ética de pesquisa e relações de poder: reflexões decoloniais e provocações metodológicas em Linguística Aplicada

    Marianna Cardoso Reis Merlo, Camila Oliveira Fonseca
    37-55
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11714
  • Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores

    Alexandre José Cadilhe
    56-79
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11943
  • Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na ‘encruzilhada’ ao caminho outro de um ‘mosaico’ para uma Linguística Aplicada rizomática

    Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Denise Akemi Hibarino, Phelipe de Lima Cerdeira
    80-102
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11639
  • Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar

    Lesliê Vieira Mulico, Valdiney da Costa Lobo
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11692
  • “Professora, você fala/ensina o inglês americano ou britânico?”: desestabilizando visões essencialistas sobre a “língua inglesa” através da elaboração e análise de atividades didáticas sob uma perspectiva glocal

    Mariana Nunes Monteiro
    121-143
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11808
  • Representações de professores de língua inglesa por uma perspectiva racializada: o ideal do falante nativo e identidades docentes

    Layenne Humberto de Oliveira
    144-162
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11685
  • O ensino de literaturas na Linguística Aplicada brasileira

    Marcel Alvaro de Amorim, Mariana Roque Lins da Silva
    163-189
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695
  • A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI

    Diego da Silva Vargas
    190-215
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11712
  • Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias

    Orlando Vian Jr., Roxane Rojo
    216-232
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12045
  • Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças

    Patrícia Helena da Silva Costa
    233-251
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11750
  • Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook

    Marina Borges Muriana
    252-266
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11810
  • O translingualismo como política linguística: em defesa do espanhol como língua franca

    Camilla Santero Pontes, Sávio Siqueira
    267-289
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11633
  • O linguista aplicado entre agentes glotopolíticos: o ensino de espanhol em São Gabriel da Cachoeira/AM

    Wagner Barros Teixeira
    290-309
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11838
  • Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil

    Antonio Ferreira da Silva Júnior
    310-333
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11749
  • Tecnologias: processo de desterritorialização de identidades

    Silvelena Cosmo Dias
    334-354
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11960
  • As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público

    Marcos Roberto dos Santos Amaral, Elayne Gonçalves Silva, João Batista Costa Gonçalves
    355-377
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436
  • A filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e a LA indisciplinar: diálogos possíveis

    Paula Tatianne Carrera Szundy, Patrícia de Souza Martins, Diego Domingues Peçanha Moreirão
    378-399
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12414
  • Entextualizações criativas de discursos sobre raça em práticas discursivas multissituadas na periferia brasileira

    Thayse Figueira Guimarães, Luiz Paulo Moita-Lopes
    400-421
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13242
  • Toma que o espelho é seu!: artes cênicas e psico/vida em narrativas pessoais de cor/pas negras

    Cláudia Simone dos Santos Oliveira, Elisângela de Jesus Santos, Talita de Oliveira
    422-443
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11804
  • Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada

    Viviane Pires Viana Silvestre, Wilker Ramos Soares, Barbra Sabota
    444-464
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11715

Entrevistas

  • Entrevista com Marilda do Couto Cavalcanti

    Thayse Figueira Guimarães, Paula Tatianne Carréra Szundy
    465-471
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13241

Artigos Científicos - Temática livre

  • Representatividade identitária da figura feminina no discurso da ministra Damares Alves

    Dina Maria Martins Ferreira, Iara de Sousa Nascimento
    475-492
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11415
  • Cartografias afetivas e mapas sobrepostos: notas sobre a poesia de Marília Garcia

    Rosicley Andrade Coimbra
    493-519
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12647