Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462Palavras-chave:
reflexividade crítica, representações, letramento acadêmico-científico, fazer científicoResumo
Partindo do pressuposto de que movimentos de metarreflexão do aprendiz estão vinculados ao processo de letramento acadêmico-científico, tomamos a manifestação de reflexividade crítica em textos escritos por mestrandos e doutorandos como centro de interesse deste trabalho. Assumimos como objetivo analisar a presença de reflexividade metadiscursiva como pista para a identificação de representações do fazer científico, considerada a dimensão valorativa a elas associadas, em cartas de intenção dirigidas a programa de pós-graduação, num suposto processo de seleção para mestrado e doutorado. A atividade de produção das cartas integrou conjunto de produções desenvolvidas em disciplina consorciada entre três universidades e quatro programas de pós-graduação nas áreas de Letras e Educação no Brasil, voltada para produção e avaliação críticas de gêneros acadêmico-científicos. A análise, de cunho qualitativo e interpretativo, baseia-se em estudos sobre letramento a partir de uma perspectiva sociocultural, nas contribuições de Volóchinov sobre a natureza axiológica do signo e no trabalho de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade enunciativa. Os resultados colocam em destaque representações de práticas científicas que oscilam entre o privilegiamento de fatores externos ao fazer científico e a centralidade das escolhas do pesquisador. Como contribuição principal, o artigo abriga reflexões teórico-metodológicas transdisciplinares sobre a relação entre metarreflexão, representações e processo de letramento acadêmico-científico.
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