Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras

Autores

  • Fernanda Dias de Los Rios Mendonça Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5681

Palavras-chave:

Relatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.

Resumo

O presente artigo apresenta recorte de tese defendida no âmbito da Linguística Aplicada e visa focalizar, especificamente, as constituições discursivas de professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, suas implicações para uma reflexão propositiva sobre a constituição curricular do curso de Letras do qual emergem tais enunciados e, sobretudo, a função inerentemente formadora do gênero escrito acadêmico em questão. O desdobramento analítico dos relatórios ancora-se nos aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e nos aportes teórico-epistemológicos da Linguística Aplicada atualmente em voga. O primeiro, orienta a metodologia de pesquisa, tomando a escrita dos alunos em sua instância discursivo-enunciativa; a segunda, subsidia sobretudo a apreensão dos enunciados constituídos por compreensões muito díspares sobre o ensino e o professor de língua portuguesa na educação básica em relação ao que se defende atualmente e se vê legitimado nas diretrizes educacionais voltadas a esse segmento.

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Biografia do Autor

Fernanda Dias de Los Rios Mendonça, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Mendonça, F. D. de L. R. (2017). Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras. Raído, 11(27), 292–303. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5681

Edição

Seção

PARTE II - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA