v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

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A (sub)área Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse dossiê comemorativo dos 21 anos do LED, acolhem-se artigos, ensaios, retrospectivas, relatos de pesquisa que abordem temáticas investigadas pelo grupo e apresentem saberes construídos na vultosa Ciência da Linguagem.

 

Organizadores do Dossiê: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD) e Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) 

Publicado: 02.12.2023

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

  • Expediente Linguística 2023

    Andérbio Márcio Silva Martins
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17777
  • Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê

    Vera Lúcia Lopes Cristovão, Andérbio Márcio Silva Martins, Luísa Álvares Pereira
    8-32
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760
  • Do ISD à diversidade epistemológica: as contribuições do Grupo Linguagem e Educação na constituição de três pesquisadoras/es

    Ana Paula Marques Beato-Canato, Gladys Quevedo-Camargo, Francisco Carlos Focaça
    33-62
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170
  • O ensino de línguas adicionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem: desafios e possibilidades de engajamento

    Miriam Sester Retorta; Juliana Reichert Assunção Tonelli
    63-82
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17042
  • As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil

    Tânia Guedes Magalhães, Vera Lúcia Lopes Cristovão
    83-106
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17104
  • Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original

    Paula Kracker Francescon, Lucas Giacometti de Freitas
    107-129
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17064
  • Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares

    Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Jacqueline Sanches Vignoli, Márcia Adriana Dias Kraemer
    130-147
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17143
  • Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas

    Everton Gelinski Gomes de Souza
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158
  • Uma história de contribuições na formação de professores de línguas

    Francini Percinoto Poliseli Corrêa, Didiê Ana Ceni Denardi
    166-189
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069
  • Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Letícia Jovelina Storto, Gabriela Martins Mafra
    190-214
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074
  • Refletindo sobre artefatos do trabalho do professor e sua natureza prescritiva sob a perspectiva marxista e Interacionista Sociodiscursiva

    Alessandra Augusta Pereira da Silva, Cristina Mott Fernandez
    215-242
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17160
  • A articulação do Interacionismo Sociodiscursivo e dos estudos retóricos de gêneros

    Ana Valéria Bisetto Bork Godke; Márcia Sipavicius Seide
    243-257
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058
  • Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos

    Claudia Lopes Pontara, Marileuza Ascencio Miquelante
    258-298
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17173
  • Justiça Social, vulnerabilidade e ensino de Língua Inglesa: o uso de sequências didáticas e possibilidades de articulação com o Interacionismo Socio-Discursivo

    Rayane Lenharo, Débora Cristina Monteiro Pena, Felipe Trevisan Ferreira
    299-317
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17171
  • O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná

    Ana Claudia Cury Calia de Souza
    318-338
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17161
  • O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências

    Amábile Drogui
    339-357
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17103
  • O Plano de Aula: um instrumento mediador da formação docente inicial em Língua Inglesa

    Lidia Stutz, Maria Izabel Rodrigues Tognato, Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini
    358-385
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17172