v. 11 n. 27 (2017)

					Visualizar v. 11 n. 27 (2017)
Publicado: 18.08.2017

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação

    Ângela Francine Fuza, Wagner Rodrigues Silva
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6745

PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA

  • Escrita acadêmica e criticidade

    Dina Maria Martins Ferreira
    13-22
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5599
  • Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador

    José Cezinaldo Rocha Bessa
    23-41
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5647
  • Diálogos entre discursos oficiais e dos periódicos acadêmico-científicos: as práticas sociais de escrita, de produção e de circulação do conhecimento

    Ângela Francine Fuza
    42-65
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6746
  • Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica

    Marisa Mendonça Carneiro, Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
    64-82
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5620
  • Dimensões cruzadas: escritas de universitários como apresentações discursivas na esfera ideológica acadêmica

    Flávia Danielle Sordi Silva Miranda
    83-104
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5734
  • Entre as dimensões “escondidas” do letramento acadêmico e os presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa nas diretrizes para autores de periódicos em ciência da computação

    Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
    105-131
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5642
  • Gênero monografia em contexto de produção acadêmica escrita

    Clara Regina Rodrigues de Souza, Williany Miranda da Silva
    132-155
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5598
  • Posicionamentos do locutor-enunciador em contextos de imputação da responsabilidade enunciativa no texto acadêmico-científico

    Rosângela Alves dos Santos Bernardino
    156-182
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5675

PARTE II - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • A escrita na graduação em Letras: desafios e representações

    Hermano Aroldo Gois Oliveira, Denise Lino de Araújo
    185-205
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5656
  • Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa

    Tânia Guedes Magalhães, Andreia Rezende Garcia Reis
    206-223
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5605
  • O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras

    Elisa Cristina Amorim Ferreira, Denise Lino de Araújo
    224-246
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5558
  • A compreensão da escrita como processo na formação docente do PIBID

    Adriana Beloti, Renilson José Menegassi
    247-266
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5665
  • A escrita escuta? análise polifônica de relatórios de estágio

    Thomas Massao Fairchild
    267-291
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6747
  • Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras

    Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
    292-303
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5681
  • Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras

    Bárbara de Freitas Farah, Wagner Rodrigues Silva
    304-320
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748

PARTE III - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical

    Diêgo Cesar Leandro, Janaina Weissheimer
    323-337
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5658
  • Léxico e ensino: uma análise do uso das preposições menos frequentes em um corpus de aprendizes de Língua Espanhola

    Jéssyca Camargo Cruz, Celso Fernando Rocha
    338-354
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5640
  • A escrita em língua estrangeira na universidade: um estudo de caso

    Patricia Pereira Bertoli, Tania M. G. Shepherd
    355-369
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5685
  • O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado

    Rubia Mara Bragagnollo
    370-392
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5694
  • A competência comunicativa em LE ampliada pela teoria funcionalista de tradução: uma proposta didática

    Maria José Laiño, Camila Teixeira Saldanha
    393-416
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5645

PARTE IV - ESCRITA ACADÊMICA EM OUTROS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO

  • Práticas de escrita em Ciências Biológicas: letramentos acadêmicos (re)contextualizados

    Adriana Fischer, Silvania Faccin Colaço
    438-462
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6751
  • Produção de conhecimento, aprendizagem e (meta) cognição em teoria das relações internacionais: um estudo de caso no Brasil

    Fabiana Esteves Neves, Ivi Vasconcelos Elias
    419-437
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5683
  • A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico

    Cibele Gadelha Bernardino, Nícollas Oliveira Abreu
    463-482
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669
  • Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras

    Roberta Gleyciângela Souza Lopes
    483-506
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5684
  • Inserção de estudantes indígenas na universidade pública brasileira a partir da produção textual

    Umberto Euzebio, Eduardo Melo Rebouças
    507-528
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5660
  • A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos

    Adriana Demite Stephani, Tauana da Cunha Alves
    529-547
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5688

Resenhas - Temática livre

  • Resenha

    Wagner Rodrigues Silva
    548-550
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6753