Secuencias de Actividades Formativas para la enseñanza y el aprendizaje de la lengua portuguesa en el contexto de la pasantía docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Palabras clave:

Sequências de atividades formativas, Estágio, Formação docente, Linguística Aplicada

Resumen

Este artículo presenta una reflexión teórica y práctica, de carácter introductorio, sobre lo que llamamos
Secuencias de Actividades Formativas (SAF). Los datos fueron generados en el espacio de la disciplina
Realización de Prácticas de la Carrera de Letras, durante un semestre académico, en una universidad pública
federal del estado de Ceará, dentro del Programa de Residencia Pedagógica. Nuestro objetivo es contribuir
a una mayor discusión sobre la pasantía docente en la Carrera de Letras, abarcando el aula universitaria y
la Educación Básica.  

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Biografía del autor/a

Eulália Vera Lucia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística, o MINTER/UFC/UFMA e o Mestrado Profissional em Letras/UFC.Foi membro do Conselho gestor do PROFLETRAS, representando a região Nordeste. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares e em 2018 para a construção do Documento Curricular de Referência do Ceará. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. Membro do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, na Anpoll. Coordenadora da Comissão Linguística Aplicada da Abralin. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa.Coordenou o Projeto Residência Pedagógica/Língua portuguesa da UFC. Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Grupo de pesquisa em rede internacional HISTEL e do ALTER .

MAESTRO, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Letras (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolveu estágio de doutoramento - PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. Atualmente, é professora na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde leciona desde 2016, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão relacionados ao trabalho do professor dentro e fora de sala de aula. E uma das coordenadoras de área do Programa Residência Pedagógica (Unilab-CE). (Texto informado pelo autor)

 

 

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Publicado

2024-12-15

Cómo citar

Leurquin, E. V. L. F., & Peixoto, C. M. M. (2024). Secuencias de Actividades Formativas para la enseñanza y el aprendizaje de la lengua portuguesa en el contexto de la pasantía docente. Raído, 18(46), 104–120. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Número

Sección

Investigaciones interventivas con enfoque en la enseñanza de idiomas