Reflexões acerca da relevância e necessidade da decolonialidade no ensino de música em uma universidade fronteiriça contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11063

Palavras-chave:

Decolonialidade. Universidade Pública. Ensino Musical.

Resumo

O artigo trata da relevância do pensamento decolonial na difusão do conhecimento a partir de uma universidade pública e fronteiriça (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), aprofundando-se no âmbito do ensino musical, mediante dilemas na utilização de novas abordagens no cotidiano acadêmico. O método utilizado é o debate teórico em diálogo com dados da realidade local e os resultados apontam para um currículo relativamente aberto às matrizes extra-europeias.

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Biografia do Autor

Glaucos Luis Flores Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Mestre (PPG-ECCO/UFMT, 2019). Especialista em Gestão Pública (UFMT, 2015); Bacharelado na 1ª turma de Comunicação Social - Radialismo (UFMT, 1995). Membro do Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea - NECIMC/UFMT desde 2017. Técnico no grupo de pesquisa Citicom (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade - UFMT) desde 2018. Servidor Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador da Cultura Brasileira e Sul-americana; compositor, multi instrumentista e produtor de diversas bandas (eletroacústicas, marciais, etc.) atuando em Mato Grosso e outros estados do Brasil desde os anos 80. Produtor de diversos documentários em vídeos sobre manifestações culturais populares e outras. Temas: Música, Vídeo, Educação, Produção cultural Nascimento: 1965 Local: Aquidauana/MS

Teresinha Rodrigues Prada Soares, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo; Mestra em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo; Graduada em Música (Violão) pela Universidade Estadual Paulista. Professora Associada III no Departamento de Artes, Música da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

16.07.2020

Como Citar

Monteiro, G. L. F., & Soares, T. R. P. (2020). Reflexões acerca da relevância e necessidade da decolonialidade no ensino de música em uma universidade fronteiriça contemporânea. Raído, 14(34), 104–121. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11063

Edição

Seção

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas