Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Linguagem e Educação, interacionismo sociodiscursivo

Resumo

A (sub)área em Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Neste ensaio introdutório do dossiê apresentamos um breve histórico do LED, considerando as pesquisas desenvolvidas ao longo de duas décadas por pesquisadores a ele vinculados, além de uma breve apresentação dos textos que fazem parte deste dossiê.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Andérbio Márcio Silva Martins, UFGD

Professor Associado III da Universidade Federal da Grande Dourados-MS. Licenciado em Letras Português (2004, UnB), Mestre em Linguística (2007, UnB), Doutor em Linguística (2011, UnB) com Estágio Pós-Doutoral em Linguística (2015-2016, UnB) sob a supervisão da professora Ana Suelly Arruda Câmara Cabral. É pesquisador vinculado ao Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB, atua como professor de Linguística na Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, lotado na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD); e no Mestrado em Letras, lotado na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD), tendo sido coordenador do Programa no biênio 2019-2021. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/FAIND). Desenvolve e orienta pesquisas na área de linguística descritiva, histórico-comparativa e de ensino de línguas indígenas. Tem se dedicado especialmente ao estudo das línguas Guarani e Kaiowá da família Tupí-Guaraní, faladas no sul de Mato Grosso do Sul. É membro do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas da ANPOLL, tendo colaborado com o GT, na qualidade de coordenador, no período de 2017 a 2020. Atualmente exerce a função de editor-chefe da Revista Raído do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD.

Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro

Professora Auxiliar com agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF); do Grupo ALTER – Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; do Grupo CRIMIC – Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques et Contemporains e do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Tem estado envolvida em vários projetos nacionais e internacionais como coordenadora, membro ou consultora e é orientadora de várias dissertações de mestrado, teses de doutoramento e de projetos de pós-doutoramento. Tem sido responsável por vários programas de formação de professores, conferências e seminários sobre Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesas em geral e sobre o Ensino e aprendizagem da Escrita, Escrita académica e Formação de professores de língua. Os resultados da sua investigação e da sua experiência no ensino têm sido amplamente divulgados não só através da participação em vários encontros científicos nacionais e internacionais, mas também através de muitas publicações como autora e coautora. É ainda membro de vários comités científicos de livros e revistas e tem sido membro de diferentes comités científicos de conferências nacionais e internacionais.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Cristovão, V. L. L., Martins, A. M. S., & Pereira, L. Álvares. (2023). Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê. Raído, 17(44), 8–32. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem