Sobre la revista

A Tangram - Revista de Educação Matemática é um periódico científico trimestral que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática e possui origem em dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) e à Faculdade de Educação (FAED)  e aos grupos de pesquisas “Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq” e “Grupo de Pesquisa Educacão Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC/CNPq”. 


A Tangram visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. São priorizados artigos da área de Educação Matemática e áreas afins, escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Avisos

Tangram é indexada na REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

2020-09-10

O processo de indexação é importante para os periódicos científicos porque representa reconhecimento de mérito, aval à qualidade dos artigos publicados e consequentemente para seus autores.

No mês de julho de 2020 a Tangram foi indexada pela REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.

A REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.

As ferramentas da REDIB facilitam o acesso, a difusão e a valorização da produção científica gerada nos países ibero-americanos, o que dá destaque para os estudos publicados na Tangram.

Acesse a página da Revista na REDIB:

http://redib.org/Record/oai_revista5641-tangram

 

Leer más acerca de Tangram é indexada na REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Número actual

Vol. 7 Núm. 2 (2024)
					Ver Vol. 7 Núm. 2 (2024)
Publicado: 2024-06-30

Presentación

  • Apresentação

    Adriana Fátima de Souza Miola, Cintia Melo dos Santos, Elizabeth Matos Rocha
    01

Artículos

  • Análisis del contexto de las tareas estadísticas que se proponen estudiar en libros para la escuela secundaria

    Sheila Solange Sgala, Ana Rosa Corica
    02 - 22
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17807
  • O Ensino de Matemática e a Bncc: reflexões a partir dos encontros do Getema

    André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luis Baccarin, Lucineide Keime Nakayama de Andrade
    23 - -42
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17601
  • Potencialidades involucradas en una actividad investigativa sobre Geometrías Plana y Espacial usando el GeoGebra 3D

    Esther Vanessa do Nascimento Santos, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku, Emanoel Fabiano Menezes Pereira
    43 - 62
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17598
  • Histórias em Quadrinhos e Resolução de Problemas no Ensino da Matemática: Uma prática com licenciandos

    Marcilene de Souza Brito Rocha, Fabio Antunes Brun de Campos, Minéia Cappellari Fagundes, Aparecida Santana de Souza Chiari
    63 - 84
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17541
  • APRENDIZAJE PROBABILÍSTICO EN EL 9º GRADO DE PRIMARIA A TRAVÉS DE LA PRODUCCIÓN DE MEDIOS DIGITALES

    Cleiton Ribeiro de Jesus, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
    85 - 105
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17525
  • O Estudo de Frações no 6º Ano do Ensino Fundamental a Partir da Metodologia da Sala de Aula Invertida

    Taiza Rubiane Silva Martins, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
    106 - 128
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17521
  • Mapeo de investigaciones brasileñas que investigan el uso de la Metodología de Trabajo en Grupo Activo abordando conceptos matemáticos

    Iara Maria Soares de Assis Frade, Douglas da Silva Tinti
    129 - 146
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17623
  • Mentalidades Matemáticas: recorrendo a atividades piso baixo/teto alto para desenvolvimento do senso numérico

    João Domingos Gomes da Silva Junior, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa
    147 - 167
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17650

Experiencias pedagógicas

  • Potencial de la Gamificación en la Enseñanza de Matemáticas

    Brivaldo Antonio de Souza Silva
    168 - 178
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802
Ver todos los números