Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8695Palavras-chave:
Educação Financeira. Documentos Curriculares. Educação Matemática.Resumo
Este artigo objetiva discutir sobre como a Educação Financeira (EF) vem sendo abordada em documentos oficiais. As influências do discurso da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) definiram o que é proposto pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que se torna o principal documento norteador para o ensino da temática no Brasil. Também analisamos o que sugerem os Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que foi criado após a promulgação da ENEF, e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que ao longo dos anos a EF ganha espaço e é tratada como uma temática de interesse educacional nos documentos nacionais. A sua abordagem no currículo, embora recente, evidencia conquistas já alcançadas em termos de inserção do seu caráter crítico, ainda que em pequenas proporções, e apesar dos interesses de órgãos não educacionais.Downloads
Referências
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília.
Brasil. (2003). Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília.
Brasil. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Diário Oficial da União, MEC, Brasília.
Brasil. (2014). Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, MEC, Brasília.
Brasil. (2018). Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Brasil. (2010). Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: versão final. MEC, Brasília.
Enef. (2018). Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/pagina-39-programas_transversais.html. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Enef. (2018). Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/programas-26-para_crianaas_e_jovens.html. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Enef. (2018). Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/programas-43-ensino-fundamental.html. Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Ocde. (2018). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.oecd.org. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Ocde. (2018). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.oecd.org/latin-america/countries/brazil/brasil.htm. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Ocde. (2004). OECD’s Financial Education Project. In: Financial Market Trends, n. 87.
Ocde. (2015). National Strategies for Financial Education: OECD-INFE Policy Handbook.
Ocde. (2018). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.oecd.org/brazil/. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Ocde. (2018). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.oecd.org/about/. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Ocde. (2015). Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/data/. Acesso em: 08 de agosto de 2018.
Ocde. (2018). Programme for International Student Assessment (PISA). In: OCDE Education Statistics. Disponível: http://dx.doi.org/10.1787/data-00365-en. Acesso em: 07 de agosto de 2018.
Ocde. (2018). Mathematics performance (PISA). Disponível em:
https://data.oecd.org/pisa/mathematics-performance-pisa.htm. Acesso em: 07 de agosto de 2018.
Oliveira, Maria Marly de. (2007). Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Pernambuco, Secretaria de Educação. (2012). Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco – Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife.
Pisa. (2015). Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Disponível em: http://www.compareyourcountry.org/pisa/country/bra?lg=en. Acesso em: 07 de agosto de 2018.
Skovsmose, Ole. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas - SP: Papirus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.