Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12110Palavras-chave:
Foreground, Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática.Resumo
Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.Downloads
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