O ensino de probabilidade com questões sociais

Autores

  • Márcio José Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA
  • Fábio José da Costa Alves Doutor em Geofísica/UFPA Docente e Pesquisador da UEPA/UNAM
  • Claudianny Amorim Noronha Possui graduação em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação nesta universidade

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8463

Resumo

: Objetivando verificar se o uso da sequência didática, envolvendo situações sociais do município de Abaetetuba, torna o ensino e aprendizagem de probabilidade atraente é que se efetivou o presente artigo; parte integrante de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará. O cabedal metodológico tem seu respaldo na Educação Matemática Critica de Skovsmose (2008) , traduzido por Abreu (2012). Fundamentada em autores como: Passos (2008); Rotuno (2007), Reis (2010), Canaveze (2013); Lima (2013); Vargas (2011); Neves (2015); Souza (2012), entre outros, que justificam um ensino de Matemática propiciador da formação crítica dos alunos, realizou-se, primeiramente, um experimento de validação da sequência didática, a qual construído a partir da contribuição de 5(cinco) alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Universidade Pública da região. Após tal procedimento, utilizou-se do experimento didático, previamente confeccionado, em turma do 2º ano do Ensino Médio, com 30 (trinta) alunos, com idades entre 15 e 19 anos, pertencentes a uma escola estadual do município de Abaetetuba/PA. Assim, os resultados do pré e pós-teste apontaram para a necessidade de se trabalhar parte da álgebra básica, atrelada à interpretação de texto, estes em concomitância com o ensino e aprendizagem de probabilidade. Assim, os dados da pesquisa levam a inferir que, tanto na fase da validação quanto na de experimentação didática, as atividades se mostraram estimulantes no que concerne ao fomento da cognição crítica por parte dos alunos, a ponto de revelar um processo de aprendizagem matemática prazeroso e significativo.

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Biografia do Autor

Márcio José Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA

É mestre em educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É docente do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI), da UEPA. É membro do Grupo de pesquisa de Estudos em Cognição e Educação matemática (GECEM) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias (GPEMT), da UEPA

Fábio José da Costa Alves, Doutor em Geofísica/UFPA Docente e Pesquisador da UEPA/UNAM


Docente e Pesquisador da UEPA/UNAM

Claudianny Amorim Noronha, Possui graduação em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação nesta universidade

Possui graduação em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação nesta universidade

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Silva, M. J., Alves, F. J. da C., & Noronha, C. A. (2019). O ensino de probabilidade com questões sociais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 47–66. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8463

Edição

Seção

Artigos