Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12110

Palabras clave:

Foreground, Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática.

Resumen

Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.

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Biografía del autor/a

Jorge Ricardo Ferreira Braúna, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN

Mestrando em Ensino pelo programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). 

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/ Rio Claro), professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN) e do Programa  de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN), e Membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

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Publicado

2021-03-29

Cómo citar

Braúna, J. R. F., & Morais, M. B. de. (2021). Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 46–70. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12110

Número

Sección

Artículos