Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Início
  • Atual
  • Arquivos
  • Cadastro
  • Diretrizes para Autores
  • Indexadores
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Portal de Periódicos UFGD
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 56 items.
  • 10 anos da Revista Eletrônica História em Reflexão (2007-2017): Análise crítica da trajetória de um periódico científico da/na fronteira

    Leandro Baller, Thiago Leandro Vieira Cavalcante
    388-410
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.8590
  • As narrativas das blogueiras: A escrita de “si” como empreendimento

    Patrícia Carla Mucelin
    188-215
    20-12-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8483
  • Temporalidade, “interseccionalidade” e “latinidade” em Camila Cabello: uma análise do videoclipe “Havana”

    Igor Lemos Moreira
    200-228
    11-12-2019
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9205
  • Vida e morte de uma mulher pobre: agentes transformadores do espaço urbano?

    Paulo Alexandre Xavier Marques
    161-186
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7971
  • "Minha história não é minha história. Ela é a história de uma geração" - A trajetória de uma militante dos movimentos sociais

    Vivian da Veiga Silva
    187-209
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7976
  • Histórias das mulheres na BNCC do Ensino Médio: o silêncio que persiste

    Carolina Giovannetti, Shirlei Rezende Sales
    251-277
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12182
  • História das mulheres na arte: autorretrato como escrita de si

    Fernanda Reis
    101-221
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7928
  • Laços incertos nas relações políticas entre Brasil e Portugal na década de 1960

    Cristina Iuskow
    363-378
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7676
  • Regularidades da vida: periódicos enquanto temas de pesquisas histórico-acadêmicas no Rio Grande do Sul

    Cláudio Kuczkowski, Tatiane Dumerqui Kuczkowski
    32-48
    18-12-2017
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v11i22.7935
  • História e cultura afro-brasileira em livros didáticos do Ensino Fundamental após a Lei 10.639/2003

    Valéria de Freitas Cordeiro, Maria de Lourdes Pinheiro
    276-296
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.6791
  • Uma proposta de interseccionalidade entre gênero e raça para a Educação Básica

    Mariana Alves de Sousa, Lidia Maria Vianna Possas
    303-327
    15-10-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12185
  • O Globo e as cotas raciais: uma análise dos editoriais do jornal (2003-2012)

    Matheus de Carvalho Leibão
    68-82
    18-12-2017
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v11i22.7937
  • O ideal burguês da mulher urbana nos anos 1930: a importância de gênero como uma categoria analítica

    Elisa Cândida Alcântara de Sales, Gabriela Stehling Sarmento
    76-94
    15-10-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12151
  • História das mulheres e História pública: desafios e potencialidades de um ensino posicionado

    Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Lívia Nascimento Monteiro
    206-230
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12358
  • Breve balanço da História Econômica e Social da Roma Antiga no século XX: introdução às divergências historiográficas e à crítica marxista

    Ian Cartaxo
    246-267
    31-10-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.16894
  • Povos indígenas, História Natural e saberes coloniais no Vale Amazônico: o caso da gurijuba (1750-1810)

    Rafael Rogério Nascimento dos Santos, Mauro Cezar Coelho
    292-311
    02-05-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19048
  • Ensino de História e usos das diferenças: construindo caminhos, trilhando possibilidades

    Fabiana Francisca Macena
    102-126
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12315
  • "Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá” Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades

    Luisa Tombini Wittmann, Clarice Ehmke Gayo
    189-213
    01-06-2022
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14847
  • A figura da Virgem Maria sob a ótica das Cartas dogmáticas e representações culturais.

    João Paulo Pacheco Rodrigues
    33-48
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7582
  • Resenha do livro: Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935).

    Jorge Tibilletti de Lara
    384-387
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7410
  • Construindo liberdade: lutas antiescravistas e abolicionistas por mulheres negras no Brasil do século XIX

    Clarissa Pires
    141-163
    15-10-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12254
  • História Ambiental e seus públicos: mapeando a historiografia ambiental brasileira recente

    Jonas Sousa
    229-245
    31-10-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.18102
  • Vírus Zika na história das doenças: da malformação na gestação às políticas públicas no campo da saúde reprodutiva da mulher

    Reynaldo José Loio Alves
    235-254
    01-10-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.6240
  • Portal Clio HD: experiências na construção de um banco de dados para a preservação digital do passado

    Wilian Junior Bonete, Maria Portilho Bagesteiro
    127-151
    31-10-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17535
  • Na Agenda da Lei Nº 10.639/03: A Constituição do Núcleo de Estudos Afrodescendentes em Santa Catarina (NEAD/SC) The Constitution Of The Core Of Afro-Descendent Studies In Santa Catarina (NEAD/SC)

    Karla Andrezza Vieira
    114-133
    15-12-2021
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.12131
  • Entre asilo e escolas: a formação do modelo brasileiro para o tratamento da idiotia

    Gabriel Weiss Roma
    28-56
    02-05-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19052
  • A questão de gênero e as ações do PIBID-História da UFTM

    Ilana Peliciari Rocha, Marcelo de Souza Silva
    80-101
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12329
  • Conhecer para reconhecer: Entrevista com Rosana Dos Santos Augusto

    Silvana Vilodre Goellner
    325-341
    20-12-2018
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8608
  • O que apreendemos sobre o período colonial na internet? Um estudo das narrativas históricas sobre o Brasil Colônia disponíveis na "World Wide Web"

    Juliana de Mello Moraes, Catarina Sombrio
    93-109
    11-12-2019
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9642
  • Útero errante, desequilibrado e controlado: reflexões contemporâneas e perspectivas historiográficas acerca da patologização do corpo feminino

    Jeferson Luis Lima da Silva
    153-178
    12-09-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v19i36.17335
  • Minerva Brasiliense: Civilização, Progresso e seu Projeto Ilustrativo

    Bruna Schulte Moura
    113-133
    30-06-2021
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10337
  • O giro decolonial para se pensar a história das ciências: uma entrevista com Ricardo dos Santos Batista

    Ricardo dos Santos Batista , Isabella Bonaventura, Henrique Sugahara Francisco
    529-552
    23-12-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v20i38.19397
  • Entre avanços e desafios: a representação de mulheres negras em dois livros didáticos de História do Ensino Fundamental

    Clara Marques Souza
    127-152
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12313
  • O Conceito ‘nomadismo’ a BNCC e nos livros didáticos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - 4º E 5º anos entre o prescrito e o interpretado para o ensino De História

    Isabel Cristina Rodrigues, Franciele Sabchuk
    59-81
    01-06-2022
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14844
  • Devemos algo a Nietzsche: história, vida e extemporaneidade

    Felipe Monteiro
    27-49
    23-08-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19401
  • Considerações sobre a história da educação de jovens e adultos em Mato Grosso do Sul: relatos de professores e professoras de matemática

    Lilian Oliveira Daniel, Carla Regina Mariano da Silva
    242-269
    10-04-2023
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16815
  • História e gênero em capas e contracapas de partituras para piano

    Robervaldo Linhares Rosa
    209-231
    15-10-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12361
  • "As Ciências no Brasil" (1955): biografia de um livro para a historiografia das ciências no Brasil

    Agenor Manoel da Silva Filho
    187-213
    23-12-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v20i38.19140
  • Relações de gênero através de oficinas temáticas: usos e abusos da História

    Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Suellen Resende de Peixoto
    55-79
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12298
  • O Dia do Índio na escola não indígena - uma tradição que precisa ser (des)inventada Do Decreto-Lei Nº 5.540/1943 à Lei 11.645/2008

    Poliene Soares dos Santos Bicalho, Roseli Martins Tristão Maciel, Fernanda Alves da Silva Oliveira
    102-128
    01-06-2022
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14839
  • Por entre “mestres” e historiadoras: o gênero da Historiografia

    João Victor da Fonseca Oliveira, Laura Jamal Caixeta
    106-129
    23-08-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.17974
  • Madruga: Empresário ou vagabundo? Um tatuador ambulante na Belle-Époque carioca

    Fernando Lucas Garcia de Souza
    42-62
    11-12-2019
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9165
  • A história do cultivo do arroz de sequeiro em Porangatu (GO): uma análise da modernização da agricultura brasileira (1960-1980)

    Márcia Inês Florin Costa
    314-341
    10-04-2023
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16680
  • As nações indígenas na coleção de livros didáticos História, sociedade & cidadania

    Edson Silva
    22-42
    01-06-2022
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14751
  • Evolucionismo amazônico: as percepções de Alfred Russel Wallace sobre a distribuição geográfica das espécies brasileiras (1848-1852)

    Lucas Cairê Gonçalves, Christian Fausto Moraes dos Santos
    103-127
    02-05-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19073
  • Por uma Pedagogia feminista: possibilidades da produção de fontes digitais para o Ensino de História das mulheres

    Alina dos Santos Nunes, Lara Lucena Zacchi
    231-250
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12360
  • Na arena do poder: disputas políticas e identitárias na discursividade midiática de agentes públicos na criação de Mato Grosso do Sul (1977) political and identity disputes in the media discursivity of public agents, from Dourados and Campo Grande, in the history of the creation of Mato Grosso do Sul, in 1977

    Vera Lucia Furlanetto
    270-296
    10-04-2023
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16661
  • Educação, ensino de História e o combate à violência de gênero no Brasil contemporâneo

    Olívia Candeia Lima Rocha
    27-54
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12148
  • Análise Antropológica do Ensino da Temática Indígena em Escolas de Campo Grande - MS

    Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva, Victor Ferri Mauro, Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    169-188
    01-06-2022
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14741
  • A formação do campo da engenharia sanitária e ambiental no Brasil: aproximações e tensões entre o saneamento, a saúde e o meio ambiente na História da Ciência (1960-2022)

    Tiago Lima, Bráulio Chaves
    76-102
    02-05-2025
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19063
  • Ainhum, a "doença dos escravizados": um estudo sobre os relatos do médico José Francisco Silva Lima na "Gazeta Médica da Bahia" (1826-1907)

    Regina Carneiro, Breno Arsioli Moura
    126-144
    10-04-2023
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16360
  • Dandara dos Palmares: uma proposta para introduzir uma heroína negra no ambiente escolar

    Janaína Oliveira Caetano, Helena Carla Castro
    153-179
    01-06-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12106
  • A branquitude e o ensino de História: onde o branco se esconde nas pesquisas sobre as relações étnico-raciais? the hidden White in researches about ethnical racial relations

    Regina Rodeghero
    52-79
    10-04-2023
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16182
  • Protagonismo feminino e a ditadura militar no Brasil: o caso Araguaia

    Ary Albuquerque Cavalcanti Junior
    191-208
    15-10-2020
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12090
  • A história da deseducação do negro brasileiro: entre a escola, o estado e a sociedade civil

    Danniel Leão de Oliveira
    1-21
    12-09-2024
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v19i36.17560
  • Possibilidades Pedagógicas da WEB 2.0 no Ensino de História Contribuições do Uso do Facebook® na Perspectiva de Estudantes de Ensino Médio Integrado

    Willyan da Silva Caetano, Claudio Zarate Sanavria
    27-47
    15-12-2021
    DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.12114
1 a 56 de 56 itens

Idioma

  • Português (Brasil)
  • English
  • Español (España)

Enviar Submissão

Enviar Submissão

Palavras-chave

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Navegar

Artigos mais lidos
  • Dezesseis anos, Virgem, Honesta e Deflorada: Patrão e empregada em um processo-crime em Palmital/SP (1940).
    12041
  • O discurso em Michel Foucault
    2521
  • O êxodo dos hebreus segundo historiadores e arqueólogos: ênfase na perspectiva minimalista a partir da obra de Finkelstein e Silberman
    2204
  • O surgimento do inimigo interno: Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985)
    1662
  • A Escola dos Annales: considerações sobre a História do Movimento
    1530

Revista preservada em:

Cariniana | Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital

Revista Eletrônica História em Reflexão

ISSN: 1981-2434

A Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) é uma publicação de Qualis A2 dos discentes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH-UFGD).

Programa de Pós-Graduação em História (UFGD)
Rua João Rosa Goes Nº 1761, Vila Progresso (Caixa Postal 322)
CEP: 79.825-070 - Dourados/MS

Editora UFGD
Telefone: (67) 3410-2651 :: editora.suporte@ufgd.edu.br

Indexadores
DOAJ - Directory of Open Access Journals
PKP INDEX - Public Knowledge Project
Latindex - Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas de América Latina, o Caribe, Espanha e Portugal
LivRe - Revistas de livre acesso
MIAR - Matriz de Información para el Análisis de Revistas
Periódicos CAPES
ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and Social Science
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Google Acadêmico

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.