Educação, ensino de História e o combate à violência de gênero no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12148

Palavras-chave:

Gênero. Violência. Educação. Ensino de História.

Resumo

Esse texto discute as relações entre sociedade, educação, violência de gênero e ensino de História. A violência de gênero se manifesta também através de aspectos simbólicos, que  contribuem  para  reprodução  de  preconceitos  e  para  a  prática  de  atos  violentos,contra  meninas  e  mulheres,  homossexuais,  travestis,  transexuais  e  transgêneros. Nesse contexto, a educação e o ensino de História possuem um papel fundamental. É preciso  formar  novas  concepções  de  mundo  através  da  educação  para  que  uma realidade   social   seja   transformada.   O   ensino   de   História   pode   contribuir   para desnaturalizar  modelos  vinculados  ao  gênero  e  à  sexualidade,  evidenciando  a  sua construção cultural em diversas sociedades e épocas distintas.

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Biografia do Autor

Olívia Candeia Lima Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora do Curso de História da UNiversidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvidio Nunes de Barros  (CSHNB), na cidade de Picos, Piauí, Brasil. E-mail:candeia09@hotmail.com

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

Rocha, O. C. L. (2020). Educação, ensino de História e o combate à violência de gênero no Brasil contemporâneo. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 27–54. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12148