Uma proposta de interseccionalidade entre gênero e raça para a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12185

Palavras-chave:

Interseccionalidade. Gênero. Raça. Ensino de História. Ensino de Sociologia.

Resumo

O presente estudo se refere a necessidade de provocar uma reflexão crítica sobre a importância de o ensino abordar a interseccionalidade em suas práticas para democratizar e descolonizar a construção do conhecimento no âmbito escolar. A forma com que os conteúdos escolares têm versado sobre o debate histórico e social das desigualdades raciais e de gênero produz um distanciamento  da realidade social. Em se tratando de identidades de distintos marcadores sociais da diferença como raça e gênero, a interseccionalidade relacionada ao ensino das disciplinas de História e Sociologia pode se transformar em elemento potencializador da ressignificação do lugar social de minorias comumente marginalizadas no contexto social e na produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Mariana Alves de Sousa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017), pautando discussões teóricas acerca do feminismo negro interseccional e relações étnico-raciais. Mestra em Sociologia em Rede Nacional pelo Profsocio, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília, tendo desenvolvido estudos sobre interseccionalidade, identidade étnico-racial e o Ensino de Sociologia na linha de pesquisa "Juventude e questões contemporâneas". Atualmente é professora de Sociologia pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Lidia Maria Vianna Possas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Livre Docente em História, Relações de Gênero e Feminismos na América Latina (2015), realizando Pós doutorado junto ao Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas e o do Instituto de Estudos de Gênero/UFSC e Archivo Provincial de la Memoria em Córdoba/Argentina. Fez o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo /USP(1999) e Mestrado em História (UNESP/Assis) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Possui Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1968). Professora Doutora Colaboradora no Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da FFC /Marília, Linha 2 (Cultura, Memória e Identidade) e junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede/ProfSocio (2017) com os temas: gênero, história, feminismos, memória, representações e identidades em relações às politicas públicas/IPPMar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (início em 1995). Membro da ANPUH Nacional e Seção São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa/CNPq - Cultura & Gênero na temática de História, Gênero e Cultura (2000) e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/LIEG -UNESP; http://www.culturaegenero.com.br/. Pesquisadora do CNPq com o Projeto "Sobrevivência(s) e violência de gênero no espaço acadêmico: avanços, ambiguidades e perspectivas" e vários sub projetos. Membro do Gender and Feminist Studies /LASA 2017-2019 e da Comissão Científica do Projeto Educando para a Diversidade /UNESP e Santander Universidades (2018).

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Publicado

15-10-2020

Como Citar

Sousa, M. A. de, & Possas, L. M. V. (2020). Uma proposta de interseccionalidade entre gênero e raça para a Educação Básica. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(28), 303–327. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12185