As nações indígenas na coleção de livros didáticos
História, sociedade & cidadania
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14751Palavras-chave:
Livros didáticos, História, Cultura, Indígena.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e configurou-se enquanto um estudo de análise documental, especificamente teve por objetivo investigar a produção textual e imagética sobre as nações indígenas na coleção de livros didáticos “História, sociedade & cidadania”, do autor Alfredo Boulos Júnior, publicado pela editora FTD, aprovada no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD, 2018), para o componente curricular História, etapa do Ensino Médio. O caminho percorrido para encaminhar a pesquisa na elucidação da questão proposta foi realizar incialmente o levantamento, seleção, estudo, elaboração de fichamentos e anotações da bibliografia (livros, artigos) concernentes à temática da pesquisa. No segundo momento, proceder uma leitura e estudo sistemático dos capítulos dos três livros que compõem a coleção didática “História, sociedade & cidadania”, do autor Alfredo Boulos Júnior, da etapa do Ensino Médio, identificando os textos e imagens que apresentam a temática da história e da cultura das nações indígenas.
Downloads
Referências
BEZERRA, Ricardo Lima. O indígena no ensino de História: representações indígenas em uma coleção de livros didáticos para o ensino fundamental. Educação Básica Revista, vol.3, n.2, p.273-290, 2017.Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/275. Acesso em: 26 de março de 2020.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros e materiais didáticos de história. In: Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.293-321.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: ______________ (Org:). O saber histórico na sala de aula São Paulo. Contexto, 2004.p.69-90.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 17/02/20.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 3° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 2° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 1° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.
BUSOLLI, Jonathan; LAROQUE, Luís Fernando da Silva. A lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História para o Ensino Médio. Revista Transversos. Rio de Janeiro. n° 13, p.35-52,mai-ago, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/35937/26087. Acesso em: 27 de março de 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, Lisboa; Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 240- 255, jul./dez. 2011.
LIMA E FONSECA, Thais Nívia de. História & ensino de História. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, p.15-40, abri. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100002. Acesso em: 30 de março de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica História em Reflexão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.