As nações indígenas na coleção de livros didáticos

História, sociedade & cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14751

Palavras-chave:

Livros didáticos, História, Cultura, Indígena.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e configurou-se enquanto um estudo de análise documental, especificamente teve por objetivo investigar a produção textual e imagética sobre as nações indígenas na coleção de livros didáticos “História, sociedade & cidadania”, do autor Alfredo Boulos Júnior, publicado pela editora FTD, aprovada no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD, 2018), para o componente curricular História, etapa do Ensino Médio. O caminho percorrido para encaminhar a pesquisa na elucidação da questão proposta foi realizar incialmente o levantamento, seleção, estudo, elaboração de fichamentos e anotações da bibliografia (livros, artigos) concernentes à temática da pesquisa. No segundo momento, proceder uma leitura e estudo sistemático dos capítulos dos três livros que compõem a coleção didática “História, sociedade & cidadania”, do autor Alfredo Boulos Júnior, da etapa do Ensino Médio, identificando os textos e imagens que apresentam a temática da história e da cultura das nações indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva

Licenciatura Pela em História pela Universidade do Estado da Bahia (2012), Especialização em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia (2019), Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação (2020) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Univerisdade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BEZERRA, Ricardo Lima. O indígena no ensino de História: representações indígenas em uma coleção de livros didáticos para o ensino fundamental. Educação Básica Revista, vol.3, n.2, p.273-290, 2017.Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/275. Acesso em: 26 de março de 2020.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros e materiais didáticos de história. In: Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.293-321.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: ______________ (Org:). O saber histórico na sala de aula São Paulo. Contexto, 2004.p.69-90.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 17/02/20.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 3° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 2° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 1° ano. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2016.

BUSOLLI, Jonathan; LAROQUE, Luís Fernando da Silva. A lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História para o Ensino Médio. Revista Transversos. Rio de Janeiro. n° 13, p.35-52,mai-ago, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/35937/26087. Acesso em: 27 de março de 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, Lisboa; Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 240- 255, jul./dez. 2011.

LIMA E FONSECA, Thais Nívia de. História & ensino de História. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, p.15-40, abri. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100002. Acesso em: 30 de março de 2020.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Silva, E. (2022). As nações indígenas na coleção de livros didáticos: História, sociedade & cidadania. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 22–42. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14751