O Dia do Índio na escola não indígena - uma tradição que precisa ser (des)inventada

Do Decreto-Lei Nº 5.540/1943 à Lei 11.645/2008

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14839

Palavras-chave:

Ensino, História Indígena, Dia do Índio.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sobre os indígenas no ensino de história, tendo como foco a compreensão de qual é o lugar que eles ocupam na escola não indígena, especialmente em um dia muito específico, o 19 de Abril. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica metodologicamente amparada em caráter analítico e propositivo.  Em um primeiro momento, discutiremos as representações e as histórias dos povos indígenas, cristalizadas no nosso imaginário, especialmente nas escolas, e ainda muito atreladas ao passado, de modo que possam ser reconhecidas como reais, atuais e complexas; em seguida, refletiremos sobre os recursos que podem ser utilizados em sala de aula, cujo caráter propositivo tem a finalidade de reinventar a forma como tem sido trabalhada a questão indígena na Educação Básica, enfatizando possibilidades para que o reconhecimento da alteridade, da diversidade, das angústias e lutas seculares e diárias pela sobrevivência física e cultural indígena seja uma orientação constante de nossas práticas pedagógicas ao abordar a temática dentro e fora da sala de aula.

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Biografia do Autor

Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em História Social (UnB) e docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Curso História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).

Roseli Martins Tristão Maciel, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do curso de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TEECER). Goiânia – GO – Brasil

Fernanda Alves da Silva Oliveira, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum-MT

Mestra em Ciências Sociais e Humanidades pelo  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Professora na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum-MT

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Bicalho, P. S. dos S., Maciel, R. M. T., & Oliveira, F. A. da S. (2022). O Dia do Índio na escola não indígena - uma tradição que precisa ser (des)inventada: Do Decreto-Lei Nº 5.540/1943 à Lei 11.645/2008. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 102–128. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14839