A figura da Virgem Maria sob a ótica das Cartas dogmáticas e representações culturais.

Autores

  • João Paulo Pacheco Rodrigues Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7582

Palavras-chave:

Representação. Marianismo. Iconografia.

Resumo

Nos últimos séculos, o papel da Virgem Maria dentro da Igreja Católica passou por uma mudança paulatina substancial. De uma vaga referencia evangélica a um personagem eximiamente familiar e divino de modo equivalente ao seu filho, Nossa Senhora vem recebendo tributos e homenagens ao seu nome na praticamente na mesma proporção que seu filho. Nesse artigo problematizaremos essa transformação da Imaculada, sob dois prismas: documentos e cartas dogmáticas e representações iconográficas e iconológicas da Virgem.

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Biografia do Autor

João Paulo Pacheco Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá.

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em História pela mesma, Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil, História do Paraná e Patrimônio Cultural.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

Rodrigues, J. P. P. (2018). A figura da Virgem Maria sob a ótica das Cartas dogmáticas e representações culturais. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(23), 33–48. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7582