Considerações sobre a história da educação de jovens e adultos em Mato Grosso do Sul: relatos de professores e professoras de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16815Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, História Oral, Narrativas, Educação MatemáticaResumo
O artigo objetiva contribuir com a História da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul a partir da análise dos relatos de doze professores de matemática que atuam na referida localidade. O estudo discute os acontecimentos dessa modalidade de educação como um movimento que vai se compondo de forma não-linear em constante transformação. Os acontecimentos analisados advêm de quatro cenas procedentes das vivências e das experiências de doze educadores que atuam/atuaram na escola da EJA. Metodologicamente, adotamos o referencial teórico-metodológico da História Oral e, com ele, apresentamos as narrativas por meio de entrevistas. Arquitetamos as cenas, no movimento de análise, como deslocamentos apresentados pelos próprios professores, os quais retratam a realidade vivenciada naqueles territórios e concebem a escola como uma espacialidade de características plurais. Entendemos que, na EJA, se fabricam escolas que podem ser adjetivas de múltiplas, as quais se formam e se transformam no fazer pedagógico dos professores e no percurso formativo dos estudantes que percorrem as salas de aula, bem como de outros sujeitos que habitam a escola.
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