"Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá”

Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14847

Palavras-chave:

Ensino de História, História Indígena, Laklãnõ Xokleng

Resumo

A história do Vale do Itajaí-SC é muito mais diversa e conflituosa do que aparenta uma história única pautada na memória elogiosa da imigração europeia. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão histórica e de ensino de história que dialogue com produções Laklãnõ-Xokleng, sobretudo TCCs do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC) e narrativas de mulheres indígenas que moram em cidades e mantém vínculos profundos com a Terra Indígena Ibirama Laklãnõ. As trajetórias de Maria Elis Tolym Nunc-Nfôonro e Ana Roberta Uglõ Patté revelam desafios enfrentados pelos povos indígenas na contemporaneidade, que resultam de violentos processos históricos e geram incansáveis lutas no campo da educação e no combate ao racismo. Este estudo resultou na elaboração de um material didático, apresentado na parte final deste texto, que contribui com a implementação da Lei 11.645/2008 ao propor atividades de investigação histórica através da análise fontes diversas para o ensino de história indígena. “Gente Agente” é um site educativo, disponível também em ebook, composto de seis aulas-oficinas nas quais estudantes são instigados/as a conhecer e a analisar histórias através de perspectivas indígenas.

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Biografia do Autor

Luisa Tombini Wittmann, UDESC

Professora Adjunta do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em História (PPGH e Profhistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente, coordena o AYA - Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (FAED/UDESC) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UDESC), além de projetos de extensão e de pesquisa no campo da História Indígena.

Clarice Ehmke Gayo

Professora de História efetiva da Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Foi Professora Supervisora PIBID - História (FURB), 2014/2015 e é Membro do Centro de Memória Oral e Pesquisa- CEMOPE, (FURB). Graduada em História pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2000. Pós-graduada em História e Acervos (FURB), 2003 e Mestre em Ensino de História pelo Profhistória (UDESC), 2021.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Wittmann, L. T., & Gayo, C. E. . (2022). "Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá”: Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 189–213. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14847