Histórias das mulheres na BNCC do Ensino Médio: o silêncio que persiste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12182

Palavras-chave:

História das mulheres. Gênero. BNCC. Ensino Médio.

Resumo

Avançamos,  mas  ainda  permanecem certos  desafios  no  que  se  refere  ao tratamento das histórias das mulheres em diversos âmbitos sociais. Neste artigo, analisamos a abordagem dessas histórias e das relações de gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  do  Ensino  Médio,  por  meio  da  metodologia  de  análise  documental.  Discutimos, primeiramente,  como  o  relato  histórico  das  mulheres  é  marcado  por  silenciamentos, constituindo  uma  incompletude  social.  Argumentamos  que  esses  silêncios  resultam  de seleções   interessadas,   vinculadas   às   formas   comoas   mulheres   são   posicionadas discursivamente e às relações desiguais de gênero. Entendemos que, em contexto de avanço reacionário  no  Brasil,  as  mudanças  curriculares  em  curso  acirram  os  silenciamentos  das mulheres na História e no currículo escolar.

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Biografia do Autor

Carolina Giovannetti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharela e licenciada em História. Mestra em Educação - Programa de pós-graduação em Educação - Faculdade de Educação - PPGE/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil. Professora de História - SEE-MG/ PBH-MG.  carolinagiovannetti@hotmail.com

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG)

Pós doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Brasil. Doutora em Educação pela mesma instituição. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas e Digitais e GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). shirlei.sales@hotmail.com

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

Giovannetti, C., & Sales, S. R. (2020). Histórias das mulheres na BNCC do Ensino Médio: o silêncio que persiste. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 251–277. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12182