A branquitude e o ensino de História: onde o branco se esconde nas pesquisas sobre as relações étnico-raciais?

the hidden White in researches about ethnical racial relations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16182

Palavras-chave:

Branquitude, Ensino de História, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Análise do discurso

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada na Iniciação Científica, pautada nos estudos críticos da branquitude. O objetivo principal foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre a presença ou não do indivíduo branco em artigos que tratam da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de História, utilizando, como metodologia de análise, a arqueologia do saber de Michel Foucault. Após a análise, foi possível concluir que, no ensino de História brasileiro, a origem do racismo é historicamente afastada do indivíduo branco e que o racismo é considerado um problema apenas para aqueles que sofrem com ele, e não para aqueles que se beneficiam. Foi observado, ainda, que, embora haja estudos que relacionem a branquitude à sala de aula de História, eles não são publicados nas revistas mais bem avaliadas do campo.

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Biografia do Autor

Regina Rodeghero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda no curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: 00314248@ufrgs.br.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Rodeghero, R. (2023). A branquitude e o ensino de História: onde o branco se esconde nas pesquisas sobre as relações étnico-raciais? the hidden White in researches about ethnical racial relations . Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(33), 52–79. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16182