Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)

Autores/as

  • Adele Suzana Favacho do Carmo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Clarice Nascimento de Melo Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palabras clave:

Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.

Resumen

Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adele Suzana Favacho do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista CNPq/PIBIC/AF do projeto de pesquisa "Memória, brincadeira e ensino de história". Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação-GEPHE.

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em História e Doutora em Educação. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará do Curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE) e participa do Grupo de Estudos e pesquisa "Sociedade, Estado e Educação" HISTEDBR, Seção Pará. Coordena o projeto de pesquisa "Memórias, brincadeiras e ensino de história".

Publicado

2016-02-29

Cómo citar

Carmo, A. S. F. do, & Melo, C. N. de. (2016). Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012). Horizontes - Revista De Educação, 3(5), 33–49. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3694

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo