Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Guanambi/BA: entre a legalidade e a legitimidade

Autores

  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Pedro Alves Castro Mestrando em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.7564

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino Fundamental. Formação Docente.

Resumo

Estudos evidenciam a relevância da inserção da Educação Física como componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental, assim torna-se necessário um olhar crítico sobre esta realidade, no intuito de compreender os nexos e relações da atuação do(a) professor(a) no referido segmento de ensino. A realização deste estudo justifica-se pela relevância que a Educação Física tem para o desenvolvimento do sujeito, portanto é necessário uma atenção especial para esse Componente Curricular nos anos iniciais da educação escolar. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, os instrumentos utilizados para levantamento dos dados foram análise de documentos, entrevistas e observação. Foi possível identificar a ausência do professor de Educação Física para atuar nesse segmento de ensino. Portanto, na realidade analisada, as aulas de Educação Física são ministradas por professores generalistas, o que compromete a legitimidade deste componente curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Pedro Alves Castro, Mestrando em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

Professor de Educação Física, licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano

Referências

AYOUB, E. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. In: Revista Paulista de Educação Física, supl.4, p.53-60, 2001.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. In: Revista Mackenzie da educação física e esporte, v. 01, n 01 2002 p. 73-81.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Ministério da Educação e Cultura, Brasília: Ed. Brasil, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Imprensa Oficial, v. 7, 1997.

CASTELLANI FILHO, L. Et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2 ed rev. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, E. dos S.; OLIVEIRA, J. G. M. de. Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal. In: Motriz, Rio Claro, v. 10, n. 3. 2004.

GALLARDO, J. S. P .Prática de ensino em Educação Física: a criança em movimento. São Paulo: FTD, 2009

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para a educação infantil: pedagogia e normal superior. Educação & Sociedade: formação de profissionais da educação: políticas e tendências. Educação & Sociedade, v.20, n.68, p.61-79, 1999.

KUNZ, E. Transformações didático pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.

MOLINA, R. M. K. Projeto Político- Pedagógico. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2008. P. 344

NEIRA, M. G; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Cruz, M. M. S., & Castro, P. A. (2017). Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Guanambi/BA: entre a legalidade e a legitimidade. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 53–69. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.7564

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo