Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Instagram
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 15 (2020)
v. 8 n. 15 (2020)
Publicado:
2020-07-01
Apresentação
Apresentação - Educação, Currículo e Ensino de Ciências: por uma base comum
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12418
Sebastião Rodrigues-Moura, Graciella Watanabe, Fabio Perboni
1-5
PDF
A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios
Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10456
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
6-19
PDF
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
20-38
PDF
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
39-60
PDF
Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343
Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira
61-80
PDF
A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684
Adriana Ramos dos Santos, Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
81-97
PDF
A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
Ricardo Desidério da Silva
98-112
PDF
A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283
Felipe Muneratto, Rodolfo Henrique de Souza, Matheus Ianello, Diego Nunes Navarro, Graciella Watanabe
113-132
PDF
Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284
Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
133-149
PDF
Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285
Paloma Alinne Alves Rodrigues
150-160
PDF
Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286
Leonardo Salvalaio Muline, Isabela Cabral Félix de Sousa
161-182
PDF
Artigos Fluxo Contínuo
Notas sobre "sujeira" e "normalismo" na educação paraguaia
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12415
José Manuel Silvero Arévalos, Mariza Amaral Maciel
183-193
PDF (Español (España))
Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113
Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda, Katianny Santana Lúcio da Costa, Rodrigo Pereira de Sousa, Samuel Gomes de Souza
194-208
PDF
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096
Ana Claudia Lemes de Morais
209-229
PDF
Participação e gestão democrática da educação: o legislado é o praticado?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.9666
Nilson Francisco da Silva, Maria Alice de Miranda Aranda
230-244
PDF
Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558
Mylena Freitas Araújo, Andréia Nunes Militão
245-264
PDF
Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162
Patrícia Cavalcante Rodrigues, John Lee Silva Pereira, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
265-278
PDF
O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218
Lilian Ucker Perotto, Marília de Goyaz
279-292
PDF
Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574
Andreia Pires Dias Claro, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
293-309
PDF
Resenhas
Caminhos percorridos pela educação profissional: o prescrito e o vivido
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11135
Joilson Silva de Sousa, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento, Avelino Aldo de Lima Neto
310-316
PDF
Relatos de Experiência
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065
Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci Molina
317-329
PDF
Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076
Clair Moron dos Santos Munhoz, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Elis Regina dos Santos Viegas
330-341
PDF
Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189
Adriana Vilela Biscaro, Vanderlea Rodrigues Bazão, Ana Maria Villela Grecco, Sandra Regina de Oliveira de Souza
342-352
PDF
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10188
Carlos Rodrigues de Carvalho
353-362
PDF
Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289
Anderson Pedro Laurindo, Priscila Sirigate Aplewicz, Josie Ágatha Parrilha da Silva, Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos
363-379
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
mapeamento
ensino. pibid. docentes.
esporte. lazer. competição.
música. ensino. história.
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Artigos mais lidos
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
2014
A pesquisa qualitativa em educação
1506
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
1195
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1041
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
794
Revista preservada em: