v. 8 n. 15 (2020)

					Visualizar v. 8 n. 15 (2020)
Publicado: 2020-07-01

Apresentação

  • Apresentação - Educação, Currículo e Ensino de Ciências: por uma base comum

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12418
    Sebastião Rodrigues-Moura, Graciella Watanabe, Fabio Perboni
    1-5

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios

  • Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10456
    Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
    6-19
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
    Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
    20-38
  • O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649
    Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
    39-60
  • Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343
    Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira
    61-80
  • A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684
    Adriana Ramos dos Santos, Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
    81-97
  • A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
    Ricardo Desidério da Silva
    98-112
  • A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283
    Felipe Muneratto, Rodolfo Henrique de Souza, Matheus Ianello, Diego Nunes Navarro, Graciella Watanabe
    113-132
  • Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284
    Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    133-149
  • Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285
    Paloma Alinne Alves Rodrigues
    150-160
  • Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286
    Leonardo Salvalaio Muline, Isabela Cabral Félix de Sousa
    161-182

Artigos Fluxo Contínuo

  • Notas sobre "sujeira" e "normalismo" na educação paraguaia

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12415
    José Manuel Silvero Arévalos, Mariza Amaral Maciel
    183-193
  • Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113
    Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda, Katianny Santana Lúcio da Costa, Rodrigo Pereira de Sousa, Samuel Gomes de Souza
    194-208
  • A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096
    Ana Claudia Lemes de Morais
    209-229
  • Participação e gestão democrática da educação: o legislado é o praticado?

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.9666
    Nilson Francisco da Silva, Maria Alice de Miranda Aranda
    230-244
  • Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558
    Mylena Freitas Araújo, Andréia Nunes Militão
    245-264
  • Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162
    Patrícia Cavalcante Rodrigues, John Lee Silva Pereira, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
    265-278
  • O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218
    Lilian Ucker Perotto, Marília de Goyaz
    279-292
  • Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574
    Andreia Pires Dias Claro, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
    293-309

Resenhas

  • Caminhos percorridos pela educação profissional: o prescrito e o vivido

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11135
    Joilson Silva de Sousa, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento, Avelino Aldo de Lima Neto
    310-316

Relatos de Experiência

  • O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065
    Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci Molina
    317-329
  • Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076
    Clair Moron dos Santos Munhoz, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Elis Regina dos Santos Viegas
    330-341
  • Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189
    Adriana Vilela Biscaro, Vanderlea Rodrigues Bazão, Ana Maria Villela Grecco, Sandra Regina de Oliveira de Souza
    342-352
  • Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10188
    Carlos Rodrigues de Carvalho
    353-362
  • Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289
    Anderson Pedro Laurindo, Priscila Sirigate Aplewicz, Josie Ágatha Parrilha da Silva, Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos
    363-379