v. 8 n. 15 (2020)

					Visualizar v. 8 n. 15 (2020)
Publicado: 2020-07-01

Apresentação

  • Apresentação - Educação, Currículo e Ensino de Ciências: por uma base comum

    Sebastião Rodrigues-Moura, Graciella Watanabe, Fabio Perboni
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12418

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios

  • Visão dos professores de ciências da rede municipal de Barra Mansa, diante dos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
    6-19
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10456
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas

    Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
    20-38
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450
  • O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC

    Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
    39-60
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649
  • Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio

    Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira
    61-80
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10343
  • A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações na proposta curricular de ciências naturais do estado do Acre

    Adriana Ramos dos Santos, Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10684
  • A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências

    Ricardo Desidério da Silva
    98-112
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
  • A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta

    Felipe Muneratto, Rodolfo Henrique de Souza, Matheus Ianello, Diego Nunes Navarro, Graciella Watanabe
    113-132
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283
  • Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC

    Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    133-149
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284
  • Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar

    Paloma Alinne Alves Rodrigues
    150-160
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285
  • Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES

    Leonardo Salvalaio Muline, Isabela Cabral Félix de Sousa
    161-182
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12286

Artigos Fluxo Contínuo

  • Notas sobre "sujeira" e "normalismo" na educação paraguaia

    José Manuel Silvero Arévalos, Mariza Amaral Maciel
    183-193
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12415
  • Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental

    Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda, Katianny Santana Lúcio da Costa, Rodrigo Pereira de Sousa, Samuel Gomes de Souza
    194-208
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113
  • A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque

    Ana Claudia Lemes de Morais
    209-229
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096
  • Participação e gestão democrática da educação: o legislado é o praticado?

    Nilson Francisco da Silva, Maria Alice de Miranda Aranda
    230-244
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.9666
  • Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados

    Mylena Freitas Araújo, Andréia Nunes Militão
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11558
  • Percepção das praticantes sobre os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre

    Patrícia Cavalcante Rodrigues, John Lee Silva Pereira, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva
    265-278
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11162
  • O processo de institucionalização da EaD na UFG a partir da experiência com a Universidade Aberta do Brasil

    Lilian Ucker Perotto, Marília de Goyaz
    279-292
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10218
  • Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?

    Andreia Pires Dias Claro, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
    293-309
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574

Resenhas

  • Caminhos percorridos pela educação profissional: o prescrito e o vivido

    Joilson Silva de Sousa, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento, Avelino Aldo de Lima Neto
    310-316
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11135

Relatos de Experiência

  • O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula

    Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci Molina
    317-329
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10065
  • Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência

    Clair Moron dos Santos Munhoz, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Elis Regina dos Santos Viegas
    330-341
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076
  • Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM

    Adriana Vilela Biscaro, Vanderlea Rodrigues Bazão, Ana Maria Villela Grecco, Sandra Regina de Oliveira de Souza
    342-352
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189
  • Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência

    Carlos Rodrigues de Carvalho
    353-362
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10188
  • Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental

    Anderson Pedro Laurindo, Priscila Sirigate Aplewicz, Josie Ágatha Parrilha da Silva, Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos
    363-379
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289