Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9725Palavras-chave:
Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.Resumo
Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC.Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. 2000. 283f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Campinas, Campinas.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015.
BRASIL. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação Infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em JAN 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf>. Acesso NOV de 2018.
Ministério da Educação. Educação infantil. Disponível em: . Acesso NOV de 2018.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).