Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
Palavras-chave:
PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).