Letras e canções, sujeitos e interpretações: aproximações entre música e ensino de História

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8376

Palavras-chave:

Música. Ensino. História.

Resumo

O ensino de História tem, nos últimos anos, passado por importantes processos de mudanças, abarcando novas abordagens, métodos e linguagens, constituindo, em decorrência, uma necessária renovação. Diante desta realidade, buscamos, neste artigo, trazer algumas reflexões conceituais sobre a utilização da música como instrumento pedagógico nas aulas da disciplina de História. Por se tratar de um produto cultural humano, de circulação social, a música é influenciada e também exerce poder de influenciar as diferentes camadas da sociedade. Deste modo, se constitui uma importante fonte de pesquisa e análise no campo do ensino. Para tanto, deve-se levar em consideração elementos internos e externos que perpassam a produção musical, necessitando-se, assim, capacitar professores e alunos para melhor explorarem as possibilidades deste recurso. Metodologicamente, este artigo irá explorar mais o caráter reflexivo sobre a utilização da música no âmbito do processo de ensino-aprendizagem do conhecimento histórico, buscando fornecer subsídios para sua aplicabilidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Professor da disciplina de História no Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes (Ensino Fundamental II) e Colégio CNEC de Estância Velha (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios (2013-2016) do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Foi integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e conselheiro titular no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (2016-2018). Associado e membro da Diretoria (Tesoureiro/Gestão 2018-2020) do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Santos, R. L. dos. (2018). Letras e canções, sujeitos e interpretações: aproximações entre música e ensino de História. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 192–206. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8376

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo